Boa parte da população provavelmente já ouviu e leu um pouco sobre "aquecimento global” nos principais veículos de comunicação do dia a dia. Seja em reportagens na TV, ou em manchetes em destaque nos principais websites de notícias, é inegável que o tópico "Mudanças Climáticas” tem sido discutido com maior frequência a cada ano. Apesar desta crescente tendência de popularização do tema, será que o público em geral realmente compreende o significado de termos como “efeito estufa”, e as implicações envolvidas para o futuro de nosso planeta? Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de São Paulo trabalharam na elaboração de conteúdos educativos para a sociedade, com textos em linguagem de fácil entendimento e ilustrações originais que buscam captar o interesse do leitor e estimular o aprendizado. Todo o conteúdo está disponível de forma gratuita em www.climaesociedade.iag.usp.br, com o principal objetivo de contribuir para incorporar a temática das Mudanças Climáticas no vocabulário e compreendimento da sociedade.
Acesse o site e boa leitura!
Outras leituras recomendadas:
O que são e para que servem os relatórios do IPCC?
Evidências científicas mostram que o clima da Terra está mudando:
"Existe um consenso científico sobre o aquecimento global antropogênico" (Cook et al. 2013).
"Gases de efeito estufa provenientes de atividades humanas (CO2, CH4, N2O, CFCs) são os principais responsáveis pelas alterações climáticas desde meados do século XX" (IPCC 2013).
Fonte: NCDC/NOAA
“O aquecimento global está ocorrendo – e somos a causa.” (TheConsensusProject.com)
Fontes antropogênicas de gases de efeito estufa incluem:
A emissão de poluentes (além dos gases de efeito estufa) também produz aerossóis que interagem com a radiação solar e afetam a formação de nuvens.
Além disso, mudanças na maneira como as pessoas usam a terra (por exemplo, florestas, fazendas ou cidades) também podem causar efeitos locais, alterando a refletividade da superfície da Terra e mudando o grau de umidade de uma região.
[Foto: Bruno Kelly/A Crítica/Agência Estado]
Pesquisas ambientais são complexas e envolvem uma variedade de tópicos, como água, terra, biodiversidade, poluição, segurança alimentar.
As Mudanças Climáticas aumentam a complexidade e discussão dos problemas ambientais. Há a necessidade de estudos mais abrangentes e interdisciplinares para auxiliar na tomada de decisões e ações necessárias para o benefício do planeta e da sociedade.
No campo acadêmico brasileiro, grupos de pesquisa como o INCLINE têm contribuído para a discussão das Mudanças Climáticas com contribuições de renomados cientistas e universidades.