Núcleo de Apoio à Pesquisa – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Português Inglês Espanhol

Abdelfettah Sifeddine

Possui graduação em - Faculte Des Sciences (1986) e doutorado - Museum National dHistoires Naturelles (1991). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: paleoambientais, paleoclima, paloeoceanografia, sedimentologia, geoquimica e paleoincendios.

abdel.sifeddine@ird.fr

IRD/ UFF: Departamento de geoquimica, Universidade Federal Flumiense

Adriana Rodrigues Perretti

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2011) em Oceanografia Química e Geológica pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Realizou o pós-doutoranda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) junto ao Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade. Atualmente é docente no Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM-UFPR). As linhas principais de pesquisa incluem Acidificação dos Oceanos e Geoquímica Marinha, com ênfase na área instrumental e de desenvolvimento de proxies.

perrettiar@gmail.com

Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Ana Luiza Spadano Albuquerque

Professora Titular do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense (RJ), coordenadora do Laboratório de Oceanografia Operacional e Paleoceanografia e do Diretório de Pesquisa CNPq- Rede Interinstitucional de Paleoceanografia e Oceanografia. Vem atuando na área de geoquímica marinha aplicada à reconstituição paleoceanográfica / paleoambiental. Coordena diversos projetos de pesquisa neste tema, como também orienta(ou) diversas dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisão de pós-doutorado no assunto.

ana_albuquerque@id.uff.br

Universidade Federal Fluminense, Instituto de Química

Bruno Jean Turcq

Possui graduação em Geologie et Application Au Domaine Marin pela Université Bordeaux 1 Sciences et Technologies(1980) e doutorado em Géologie et Application au Domaine Marin pela Université Bordeaux 1 Sciences et Technologies(1984). Atualmente é funcionário da Institut de Recherche Pour Le Développement. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Plataforma Continental, Facies Sedimentares.

bruno.turcq@ird.fr

Institut de Recherche pour le Développement, IRD Centre France Nord

Christian Millo

Stable Isotope Geochemist. Marine Geochemistry professor at the Institute of Oceanography - University of Sao Paulo (Brazil). Scientific Interests: Marine Geochemistry, Paleoclimatology, Paleoceanography, Microbial isotope fractionation processes. Curriculum: 2001: MSc in Stable Isotope Geochemistry - University of Trieste (Italy). 2005: PhD in Paleoceanography - Christian Albrechts Universitaet, Kiel (Germany). 2006 to 2011: Institute de Physique du Globe de Paris (France). Posdoc on carbon isotope fractionation during microbial degradation of urea. 2011 to 2014: Institute of Geosciences - University of Sao Paulo USP (Brazil). Posdoc on oxygen isotope composition of fluid inclusions in stalagmites. 2014 to present: Marine Geochemistry professor at the Institute of Oceanography - University of Sao Paulo (Brazil).

millo@usp.br

Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

Eline Alves de Souza Barreto

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2007) e mestrado e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2010/2016). Tem experiência na área da paleoclimatologia, geologia e geoquímica atuando principalmente com pesquisas relacionadas às mudanças paleoclimáticas ocorridas no passado no Nordeste brasileiro.

eline.barreto@gmail.com

Enno Schefuss

Descrição disponível somente em inglês.

schefuss@uni-bremen.de

Gesine Mollenhauer

gesine.mollenhauer@awi.de

Alfred Wegener Institut for Polar and Marine Research, Germany

Giselle Utida

Doutora em Ciências na área Geoquímica dos Processos Exógenos, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências (2009) pela Universidade de São Paulo no curso de Geoquímica e Geotectônica, com ênfase em Paleontologia. Bacharel (2005) e Licenciada (2004) em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Tem experiência na área de Paleontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: isótopos estáveis, paleoambientes lacustres, microfósseis e paleoclima.

utida@usp.br

Hai Cheng

cheng021@umn.edu

University of Minnesota, USA

Ines Voigt

ines.voigt@uni-bremen.de

Ivo Karmann

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou estágio e cursos de doutorado junto à McMaster University (Canadá), entre 1989 e 1992. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia e hidrologia do carste, geologia de cavernas e seus registros paleoclimáticos do Quaternário.

ikarmann@usp.br

Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental

Jean-Loup Guyot

jean-loup.guyot@ird.fr

IRD - Institut de Recherche pour le Developpement, França

Jeroen Groeneveld

jgroeneveld@uni-bremen.de

Marcio Henrique da Costa Gurgel

Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP) desde maio de 2011, lotado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), junto ao Curso de Graduação em Gestão Ambiental, do qual é o atual Coordenador (08/2015 - 07/2017). Vem atuando didaticamente na área de geociências e em pesquisa dedica-se a reconstrução climática e ambiental usando a matéria organicar sedimentar marinha como marcador. Graduado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1999; Mestre em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2002; e Doutor em Ambientes e Paleoambientes Oceânicos pela "Université dOrléans" (França) em 2008. No Brasil o Título de Doutor Francês foi considerado equivalente a ao Título de Doutor em Oceanografia Química e Geológica emitido pelo Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP) Trabalha ativamente na cooperação científica internacional notadamente com a França, entre os quais destacam-se as unidades de pesquisa "Laboratoire dOcéanographie et du Climat : Expérimentations et Approches Numériques (LOCEAN); e "Institut des Scientes de la Terre dOrléans" (ISTO), além de outras unidade e pesquisadores do "Institut de Recherche pour le Développement" (IRD), do "Centre National de Recherche Scientifique" (CNRS), e diversas universidade Francesas. Tem experiência na área de Oceanografia, principalmente nas subáreas química e geológica, com ênfase em Paleoceanografia, Paleoclimatologia e Geoquímica Marinha. Seu principal objeto de estudo é a matéria orgânica sedimentar marinha nas mais diversas escalas (macroscópica, microscópica, molecular e isotópica), em especial durante o Quaternário. Ultimamente vem se dedicando a escalas de tempo maiores e ampliando a cooperação internacional através da participação na Expedição 346 ("Asian Monsoon"), a última, do "Integrated Ocean Drilling Program" (IODP) (http://iodp.tamu.edu/scienceops/expeditions/asian_monsoon.html). O objetivo científico geral da Expedição 346 - "Asian Monsoon" é conhecer o início e a evolução da variabilidade milenar da monção asiática e sua possível relação com o soerguimento do Himalaia e do Tibete.

mgurgel@usp.br

Universidade de São Paulo, USP Leste, Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Maria Gracia Bustamante Rosell

Possui graduação em Biologia pela Universidade Nacional Agraria La Molina (2006) e mestrado em Oceanografia e Ambentes Marinhos pela Universidade Pierre et Marie Curie (2009).

mariabustamante1@gmail.com

Mathias Vuille

mvuille@albany.edu

University at Albany, USA

Matthias Zabel

mzabel@uni-bremen.de

Nicolás Misailidis Stríkis

Docente do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense com doutorado em Geociências na área de geoquímica isotópica e paleoclimatologia pelo Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de Geoquímica Isotópica, com ênfase em Paleoclimatologia e Mudanças Climáticas, Geocronologia, Hidrogeoquímica e Estudos de Proveniência. Atua principalmente nos seguintes temas: reconstituição paleoclimática de regiões tropicais, mudanças climáticas abruptas, sistema de monção da América do Sul, hidrogeoquímica de terrenos cársticos e geoquímica isotópica de carbonatos.

strikis@usp.br

Universidade Federal Fluminense

Patricia Florio Moreira Turcq

Graduada em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1983), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1988). Doutorado em Ciencias da Terra e do Universo pela Université Pierre et Marie Curie, Paris, França (1995). Atualmente é pesquisadora do Institut de Recherche pour le Développement (França) e trabalha em Projetos de Pesquisa em Cooperação, principalmente com os paises amazônicos. A principal area de estudo é a Bacia Amazônica, com um interesse especial pelo transporte de material orgânico pelos rios, as trocas de matéria entre os rios e os lagos de varzeas e a sedimentação nos lagos, principalmente no que diz respeito a origem e acumulação de carbono à diferentes escalas de tempo nestes lagos.Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geoquimica, atuando principalmente nos seguintes temas: "floodplains, amazon basin, sedimentology, carbon sources, carbon age, carbon cycle and hydrology".

patricia.turcq@ird.fr

IRD - Institut de Recherche pour le Developpement, França

Pedro Leite da Silva Dias

Bacharelado em Matemática Aplicada no Instituto de Matemática e Estatística da USP em 1974, mestrado em Ciências da Atmosfera na Universidade Estadual do Colorado em Fort Collins, Colorado em 1977 e PhD em Ciências Atmosféricas também pela CSU em 1979. Contratado em 1975 pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP onde hoje ocupa a posição de Prof. Doutor em tempo integral. Atualmente é Diretor do Laboratorio Nacional de Computação Científica. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências , da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e recebeu a Ordem do Mérito Científico Comendador em 2003. Foi pesquisador visitante no National Center for Atmospheric Research (NCAR) e no National Meteorological Center (NMC) em diversas ocasiões. Foi pesquisador Senior do INPE entre 1988 e 1990 onde foi Chefe do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos na fase de implantação. Foi membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Geofísica e Meteorologia em vários períodos (1980-84, 1991-93 e de 1997 a 1999) e Coordenador do Comitê de Geociencias da FAPESP de 1986 a 1990. Membro do Comitê de Geociências da CAPES entre 1999 e 2005. Foi assessor da FINEP em questões ligadas à Meteorologia e Climatologia, na área operacional e na pesquisa. Foi membro do Joint Scientific Committee ICSU-WMO (1986-1990) e membro do Intergovernamental Pannel for Climate Change -IPCC (1993-1995 e 2004-2007). Foi Membro do Science Steering Commitee do programa CLIVAR/WCRP da Organização Meteorológica Mundial e do WGNE/WMO. Membro do Comitê Científico Internacional do programa LBA de 1998 a 2008 do qual foi presidente em 2002 e foi membro do Comitê Científico do programa VAMOS/CLIVAR-WMO. Foi co-presidente do programa PLATIN da GEWEX/CLIVAR. Ocupou a Presidência da Sociedade Brasileira de Meteorologia entre 1992 e 1994 e Diretor Científico entre 2007 e 2008. Foi Coordenador da Área de Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP até 2008, foi membro do Conselho Técnico Científico do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) até 2004, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do MCT (2002-2006), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) entre 2001 e 2007 e atualmente do ON,CBPF LNA. É coordenador do Laboratório de Meteorologia Aplicada a Sistemas Regionais de Tempo (MASTER/IAG/USP), atuando na área de prestação de serviços, treinamento de meteorologistas operacionais e previsão numérica de tempo operacional.

pldsdias@lncc.br

Ministério da Ciência e Tecnologia, Laboratório Nacional de Computação Científica

Renato Campello Cordeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1989), mestrado em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem atuado principalmente na reconstrução paleoambiental de sistema continentais neotropicais. Coordena e executa ações de pesquisa dentro do compartimento continental (sistemas lacustres) do Projeto CLIMPAST - CNPq-IRD/França, e atua FAPERJ), Baia de Sepetiba (FAPERJ), Baia de Ilha Grande (FAPERJ). Ministra a disciplina de Ecologia e Dinâmica Ambiental para o curso de graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental e Biogeoquímica das Mudanças Globais para Pós Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense.

rccordeiro@geoq.uff.br

Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Química

R. Lawrence Edwards

edwar001@umn.edu

University of Minnesota, USA

Stefan Mulitza

smulitza@uni-bremen.de

Stefano Crivellari

Stefano Crivellari received bachelor (2009) in Natural Science and Technology, department of Geosciences, Università degli Studi di Padova (UNIPD), Italy, a master degree (2012) in Environmental Biology, (with emphasis in Palynology, Marie Biology and Paleoclimatology) department of Earth Sciences, faculty of Geosciences, Utrecht University, The Netherlands (2012) and a PhD in geochemistry and geotectonic at the Institute of Geosciences, University of Sāo Paulo. Stefano has a broad multidisciplinary background experience in biological and geological sciences with specialization in marine biology inorganic geochemistry for environmental paleoreconstructions using planktic and benthic foraminifera. Present research interest focuses on the characterization of millennial climatic events during the last glacial cycle, and their impact onto Amazonian hydrology. He is currently investigating the use of stable oxygen isotopes in foraminiferal carbonate, to reconstruct the influence of Amazon river output on water structure and stratification in the Equatorial Western Atlantic. Stefano is also a media producer for documentary projects and photography, related to education and earth sciences.

crivellaris@gmail.com

Valdir Felipe Novello

Doutor e mestre em ciências, ambos pelo Instituto de Geociências da USP. Bacharel em Física pelo Instituto de Física da USP. Atua principalmete na área de paleoclimatologia e climatologia. Tem experiência em geoquímica com foco nos isótopos de carbono e oxigênio, análises geocronológicas pelo método de U/Th, hidrogeoquímica, monitoramento ambiental, sistemas cásticos e arqueologia. Atualmente é pós-doutorando no Instituto de Geociências da USP com pesquisa na área de reconstituição paleoclimática através de espeleotemas, mudanças climáticas, dinâmica do ambiente cárstico e geoquímica.

vfnovello@gmail.com