Núcleo de Apoio à Pesquisa – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Português Inglês Espanhol

Adriano Premebida

É graduado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Sociologia pela mesma universidade. Na FDB, em Manaus, atuou com a investigação e gestão de projetos e programas de pesquisa em diversas áreas, principalmente em Biotecnologia, Ecologia e Mudanças Climáticas na Amazônia. Atualmente realiza estágio pós-doutoral em Sociologia na UFRGS (PNPD/CAPES) e seus interesses de pesquisa se voltam aos estudos sociais sobre ciência, tecnologia e inovação, mudanças climáticas e adaptação produtiva e social, para a forma como o social se apresenta na construção do conhecimento tecnocientífico e aos impactos socioambientais das biotecnologias e nanotecnologias. Entre outras redes, é pesquisador da Red Latinoamericana de Nanotecnología y Sociedad, do grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (TEMAS/UFRGS), Jusnano, Nanoendoambiental, CEDCIS e grupo de pesquisa Agricultura Familiar, Inovação, Sustentabilidade e Ruralidade. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos sociais da ciência, tecnologia e inovação, impactos sociais das nanotecnologias e biotecnologias, biopolítica, mudanças climáticas e dinâmicas socioambientais.

http://lattes.cnpq.br/1424782908764033

http://lattes.cnpq.br/1424782908764033

premebida@hotmail.com

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Ana Maria Barbieri Bedran Martins

Pós-Doutoranda na Faculdade de Saúde Pública-USP, possui Doutorado, Mestrado e Especialização pela Faculdade de Saúde Pública - USP, nas linhas de pesquisa "Política, Planejamento e Gestão Ambiental" e "Política, Planejamento e Administração em Saúde". Graduação em Direito e Administração de Empresas pelo Centro Universitário Toledo. Realizou estágio de doutoramento sanduíche em 2014 na School of Natural Resources and Environment (University of Michigan). Atuou como Pesquisadora Associada na School of Natural Resources and Environment (University of Michigan), no período de 2014-2016, é membro colaboradora do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (NApMC/INCLINE). Adicionalmente, trabalha em projetos desenvolvidos em parcerias e colaborações internacionais (com foco em estudos relacionados a resiliência, energia, alimentos, água, vulnerabilidade, adaptação climática e políticas públicas). Áreas de interesse: Ambiente e Sociedade, Adaptação às Mudanças Climáticas, Sustentabilidade, Qualidade de Vida, Resiliência, Políticas Públicas, Governança, Nexos, Vulnerabilidade.

http://lattes.cnpq.br/2499319194229000

http://lattes.cnpq.br/2499319194229000

anabedran@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental.

David Montenegro Lapola

Pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura - CEPAGRI na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Graduado em Ecologia pela UNESP (2005), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007), doutorado em Modelagem do Sistema Terrestre pelo Instituto Max Planck / Universidade de Kassel, Alemanha (2010), e pós-doc pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011). Atuou como professor assistente do Departamento de Ecologia da Unesp Rio Claro no período 2011-2017 e como August-Wilhelm Scheer Visiting Professor na Universidade Técnica de Munique em 2017. Tem interesses de pesquisa em ecologia de mudanças globais, mudanças de uso da terra, serviços ambientais, impactos de mudanças climáticas sobre biodiversidade, modelagem do sistema terrestre e ciência da sustentabilidade. Preside o comitê científico do programa Amazon-FACE: experimento de CO2 atmosférico elevado e seus efeitos na ecologia da floresta Amazônica. É cadastrado nos programas de pós-graduação em Ecologia e Ambiente & Sociedade, ambos da Unicamp e Ecologia e Biodiversidade da Unesp.

http://lattes.cnpq.br/8967344458198707

http://lattes.cnpq.br/8967344458198707

dmlapola@unicamp.br

UNICAMP

Lorena Cândido Fleury

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Desenvolvimento Rural (2008) e Doutorado em Sociologia (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de Doutorado na Université Paris Ouest Nanterre La Défense. Desde 2014, é Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrando o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural desta Universidade.

http://lattes.cnpq.br/3759940793842831

http://lattes.cnpq.br/3759940793842831

lorenafleury@gmail.com

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Marcelo Fetz de Almeida

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2012), com passagem pela The University of Mississippi, e Pós Doutor pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (2013); Pós Doutor pela Science, Technology and Innovation Studies (SSTIS) da University of Edinburgh (2014), com Steven Yearley. Professor do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Interesso-me por temas nas áreas de sociologia do conhecimento científico, história da ciência (ciência romântica), teoria sociológica, epistemologia e metodologia das ciências sociais. Atualmente realizo estudo sobre a formação da Science Studies Unit (SSU) no ano de 1966 na The University of Edinburgh, buscando compreender o papel exercido por Conrad C. Waddington (1905-1975) na institucionalização da sociologia do conhecimento científico no contexto britânico dentro daquilo que denomino por momento de reformulação dos critérios de demarcação científica (de uma demarcação racional para uma demarcação social do conhecimento científico).

http://lattes.cnpq.br/3936124976880088

http://lattes.cnpq.br/3936124976880088

marcelofetz@gmail.com

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Marcos Paulo Fuck

Professor adjunto no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Ciências Econômicas (2001) pela UFPR, mestrado (2005) e doutorado (2009) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os principais temas de pesquisa em que atua são: Sistemas de Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Agrícola; Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação; História do Pensamento Econômico; e Economia da Inovação Tecnológica.

http://lattes.cnpq.br/8850686552547809

http://lattes.cnpq.br/8850686552547809

marcospaulofk@gmail.com

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Maria Carmen Lemos

Professora da School of Natural Resources and Environment - University of Michigan. Possui bacharelado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Mestrado e Doutorado em Political Science pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atua principalmente em temas relacionados a dimensões humanas das mudanças climáticas e estudos sociais das ciências.

-

http://seas.umich.edu/research/faculty/maria_carmen_lemos

lemos@umich.edu

University of Michigan

Maria da Penha Costa Vasconcellos

Professora Associada 3 da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia, mestrado em Psicologia Social, ambas pela PUC-SP e doutorado e livre docência pela Universidade de São Paulo. Orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade e Mestrado em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, na Faculdade de Saúde Pública - USP. Pesquisadora e co-coordenadora do Núcleo interdisciplinar de estudos em Ciências Sociais e sustentabilidade - NIECSs. Membro da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa- AILPCSH. Áreas de interesse em pesquisa: desigualdade social, deslocamentos contemporâneos e modos de vida; dimensão subjetiva e sociabilidades; contextos sócio-culturais e vida cotidiana; pesquisa social.

http://https://lattes.cnpq.br/3628660302048530

http://https://lattes.cnpq.br/3628660302048530

mpvascon@usp.br

Faculdade de Saúde Pública - USP

Maria Fernanda Wadt

Bióloga pela Universidade Santo Amaro UNISA/SP. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo/USP. Doutoranda na Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública - Programa de Pós Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade. Temas de interesse: Estudo de Áreas para a destinação de Reserva Legal, Recuperação de Áreas de Preservação Permanente; Coordenação de Programas de Gestão em Unidades de Conservação e Capacitação e Treinamento em Gestão e Educação Ambiental com Comunidades Tradicionais.

http://lattes.cnpq.br/1389154511356987

http://lattes.cnpq.br/1389154511356987

mariafernandawadt@globo.com

Faculdade de Saúde Pública - USP

Roger Rodrigues Torres

Professor Adjunto 2 do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Possui bacharelado em Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro) e mestrado e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE). Atua principalmente nos seguintes temas: climatologia, modelagem numérica regional de tempo e clima, e mudanças climáticas.

http://lattes.cnpq.br/5641165392004404

http://lattes.cnpq.br/5641165392004404

roger.torres@unifei.edu.br

UNIFEI

Tiago da Silva Jacaúna

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com estágio de doutorado (doutorado sanduíche) no Vincent and Elinor Ostrom Workshop in Political Theory and Policy Analysis e no Departamento de Ciência Política, ambos da Indiana University, IU Bloomington, Estados Uniddos. Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (2009), graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário do Norte (2008) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Áreas de Interesse: análise de políticas públicas, análise de redes sociais, análise institucional, governança e conflitos sociais.

http://lattes.cnpq.br/1546930090065600

http://lattes.cnpq.br/1546930090065600

tiagojacauna@hotmail.com

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Zoraide Souza Pessoa

Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (2012) com Mestrado (2003) e Graduação (2000) em Ciências Sociais e Especialização em Demografia (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Departamento de Gestão de Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN). Pesquisadora colaboradora Rede Observatório das Metrópoles - Núcleo RMNATAL(UFRN), do Grupo de Pesquisa Estado e Políticas Públicas (EPP/UFRN), do Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais (NESAT/UERN) e do Grupo de Estudos em Gestão Ambiental (GEGA/UERN). Tem experiência na área de Ciências Sociais, atuando principalmente em estudos e pesquisas com ênfase nas seguintes temáticas: Questões socioambientais contemporâneas, de sustentabilidade e políticas públicas. Relação Sociedade-Ambiente. Riscos, vulnerabilidades e resiliência. Gestão Ambiental e territórios rurais e urbanos. Cidades, Metrópoles e Sustentabilidades. Alternativas Energética e Hídrica. Identidade e Percepção socioambientais. Participação e Movimentos socioambientais. População e Meio Ambiente. Governança Ambiental. Mudanças Climáticas e Adaptação.

http://lattes.cnpq.br/7738736219606737

http://lattes.cnpq.br/7738736219606737

zoraidesp@gmail.com

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)