Núcleo de Apoio à Pesquisa – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Português Inglês Espanhol

Adriana Gioda

Possui graduação em Química Industrial e mestrado em Química Analitica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (LADETEC/IQ/UFRJ). Por 5 anos trabalhou na Universidade de Puerto Rico, EUA, (UPR-USA) como Posdoc, Pesquisadora Vistante e Professora. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental e Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade do Ar de Interiores e Exteriores, Química Toxicológica e Química Atmosférica. Também tem experiência na área de ensino participando do corpo docente da UFSM-RS, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE-SC) e UPR-USA. Atualmente é professora na Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e está vinculada ao LADETEC/IQ-UFRJ como Pesquisadora Colaboradora.

www.agioda.com

agioda@puc-rio.br

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Química

Alcides Camargo Ribeiro

Possui graduação em BIOLOGIA pela Universidade de Santo Amaro (1984). Atualmente é biólogo do INSTITUTO DE FÍSICA.

alcides@if.usp.br

Alexandre Lima Correia

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Física Atmosférica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Física Atmosférica pela Universidade de São Paulo (2003). Realizou pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais entre 2005 e 2007. "Fellow" junto ao programa de pós-doutoramento da NASA Goddard Space Flight Center, desenvolve pesquisa experimental sobre a interação entre aerossóis e nuvens em parceria com a Universidade de Maryland, Baltimore County. Atualmente é Professor Doutor do Instituto de Física da USP e coordena o projeto SeReNA FAPESP 2010/15959-3, para o estudo de interações entre aerossóis e nuvens. Tem experiência na área de Física Atmosférica, com ênfase em Sensoriamento Remoto da Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: aerossóis atmosféricos, física e química atmosféricas, mudanças climáticas e Bacia Amazônica.

acorreia@if.usp.br

Ana Lucia Matos Loureiro

ana@if.usp.br

David Kenton Adams

Possui graduação em Physical Geography - University of California at Berkeley (1992), mestrado em Physical Geography - University of Arizona (1995) e doutorado em Atmospheric Sciences - Ciências Atmosféricas (2003). Atualmente é Professor Investigador do Centro de Ciência da Atmosférica, UNAM, México; Professor Afiliado do Programa do Clima e Ambiente, INPA/UEA, Brasil; e Afiliado da Universidade do Arizona, Instituto de Física Atmosférica. Seus interesses são convecção atmosférica, termodinâmica, meteorologia tropical e meteorologia GNSS/GPS.

dave.k.adams@gmail.com

UNAM/CCA, México; PPG CLIAMB INPA/UEA, Brasil; Institute of Atmospheric Physics, UA, EUA.

Elisa Thome Sena

Possui bacharelado, mestrado e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorados na área de física atmosférica pela Universidade de São Paulo e pela NOAA-ESRL (National Oceanic and Atmospheric Administration - Earth System Research Laboratory). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na análise de medidas observacionais de longo prazo, obtidas por sensoriamento remoto por satélite e em solo, para investigar o impacto de partículas de aerossol, superfície e nuvens no balanço radiativo terrestre. Dentre seus principais interesses científicos destaca-se o estudo das alterações antrópicas, decorrentes do desflorestamento e das queimadas na Amazônia, e suas implicações para o clima global.

elisatsena@gmail.com

UNIFESP

Fábio de Oliveira Jorge

Possui graduação em Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é técnico de laboratório. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Materiais ( Estado Sólido e Materiais magnéticos), atuando principalmente nos seguintes temas: Magnetismo aplicado a meio ambiente, ensino de física, instrumentos digitais, automação, informática e critérios estatísticos.

fjorge@if.usp.br

Fernando Gonçalves Morais

Possui graduação em Bacharelado em Física Aplicada e Instrumentação pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Física e pesquisa em campo, com ênfase em Instrumentação de uso Geral em Física, Química, Ciências Atmosféricas e Engenharia Elétrica.

fmorais@if.usp.br

Gordon McFiggans

gordon.mcfiggans@manchester.ac.uk

Universidade de Manchester, Inglaterra

Hans-Christen Hansson

hc.hansson@itm.su.se

Universidade de Estocolmo, Suécia

Henrique de Melo Jorge Barbosa

Trabalha principalmente com parametrizações físicas em modelos de circulação da atmosfera, com foco nas áreas de radiação, convecção e aerossóis. Mantém um sí­tio experimental na Amazônia onde realiza medidas para compreender a interação aerossóis-nuvens-vapor-clima. Contribui para o desenvolvimento do modelo brasileiro para o estudo de mudanças climáticas globais.

hbarbosa@if.usp.br

Joel Ferreira de Brito

É Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Fez mestrado no Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (França, 2007) e doutorado no Karlsruhe Insitute of Technology (Alemanha, 2011). Atualmente é pesquisador pós-doutor no Departamento de Física Aplicada na Univesidade de São Paulo. Trabalha com física e química da atmosfera mais especificamente processos envolvendo Compostos Orgânicos Voláteis e Aerossóis.

jbrito@if.usp.br

Jose Vanderlei Martins

martins@umbc.edu

National Aeronautics and Space Administration (NASA)

Luciana Varanda Rizzo

Possui graduação em Fisica pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2006). Entre 2007 e 2008 trabalhou como pos-doc no NCAR (National Center for Atmospheric Research - EUA). Atualmente ocupa o cargo de Professor Adjunto I no Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Diadema (SP). Tem experiência na área de poluição atmosférica, monitoramento de aerossóis e gases traço e sensoriamento remoto.

lrizzo@unifesp.br

Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Luis Fernando Xavier de Souza

luis.xavier87@gmail.com

Luiz Augusto Toledo Machado

Possui Bacharelado e Mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1981 e 1984), Diplôme D.études Approfondies Oceanologie Meteorologie - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1989) e Doutorado em Sciences de La Vie - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1992). Foi pesquisador visitante da NASA/GISS e do LMD/França. Membro do corpo Docente da PGMET do INPE. Atualmente é pesquisador titular III do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e lider do grupo de pesquisa - sensoriamento remoto da atmosfera. Tem experiência na área de Meteorologia, com ênfase em Sensoriamento Remoto da Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: convecção, climatologia, sistema convectivo e previsão imediata. Coordenador do Expert Team in Satellite Utilization and Products (WMO), membro do Expert Team in the Evolution of the Global Observing System (WMO), membro do International Commission on Clouds and Precipitation, membro do Conselho Científico do IRD- França (Institut de Recherche pour le Developpement) e Assessor de área (Geociências) da FAPESP. Foi Chefe da Divisão de Ciências Atmosféricas do IAE, da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do INPE e Coordenador do CPTEC.

luiz.machado@inpe.br

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos

Márcia Akemi Yamasoe

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1991) , mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1994) , doutorado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (1999) , pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela NASA Goddard Space Flight Center (2001) . É Professora Doutora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), onde é a atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia e Vice-chefe do Departamento de Ciências Atmosféricas. Tem experiência na área de Meteorologia, com ênfase em processos radiativos da atmosfera, particularmente na presença de aerossóis emitidos por queimadas na região amazônica. Concluiu a orientação de seis Mestrados e um Doutorado e atualmente orienta outros quatro estudantes de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Meteorologia do IAG-USP. Publicou 23 artigos científicos e é membro da International Radiation Commission (2009 a 2012).

akemi@model.iag.usp.br

Univ. de São Paulo, Inst. de Astronomia Geofísica e C. Atmosféricas, Dep. de Ciências Atmosféricas

Maria Assunção Faus da Silva Dias

Possui graduação em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Ciências Atmosféricas - Colorado State University (1977) e doutorado em Ciências Atmosféricas - Colorado State University (1979). Atualmente é membro do Grupo de Trabalho 2 (WG2) - Intergovernamental Panel on Climate Change, membro do Grupo de Coordenação Científica do ileaps - International Geosphere Atmosphere Program, membro do Comite de Coordenação Científica do LBA - Experimento de Grande Escala da Atmosfera Biosfera na Amazonia, membro categoria “fellow” da American Meteorological Society, membro da Academia Brasileira de Ciências e Professora Titular do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Foi vice presidente da International Association of Meteorology and Atmospheric Sciences, Coordenadora Geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Presidente do Conselho Executivo o Inter American Institute for Global Change Research e Vice-Diretora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Recebeu a comenda da Ordem do Mérito Científico do MCT e o Prêmio Adalberto Serra da Sociedade Brasileira de Meteorologia. Foi Presidente e Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Meteorologia. Tem experiência em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: chuva, microfísica de nuvens, tempestades, interação aerossóis e nuvens, interação biosfera-atmosfera, efeitos urbanos na precipitação e circulações locais enfocando as regiões tropicais e subtropicais da América do Sul. Publicou 97 artigos científicos em periódicos, 15 capítulos de livros, concluiu a orientação de 28 mestrados e 16 doutorados.

massuncao.dias@gmail.com

Meinrat O. Andreae

m.andreae@mpic.de

Max Planck Institute of Chemistry, Germany

Pedro Leite da Silva Dias

Bacharelado em Matemática Aplicada no Instituto de Matemática e Estatística da USP em 1974, mestrado em Ciências da Atmosfera na Universidade Estadual do Colorado em Fort Collins, Colorado em 1977 e PhD em Ciências Atmosféricas também pela CSU em 1979. Contratado em 1975 pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP onde hoje ocupa a posição de Prof. Doutor em tempo integral. Atualmente é Diretor do Laboratorio Nacional de Computação Científica. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências , da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e recebeu a Ordem do Mérito Científico Comendador em 2003. Foi pesquisador visitante no National Center for Atmospheric Research (NCAR) e no National Meteorological Center (NMC) em diversas ocasiões. Foi pesquisador Senior do INPE entre 1988 e 1990 onde foi Chefe do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos na fase de implantação. Foi membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Geofísica e Meteorologia em vários períodos (1980-84, 1991-93 e de 1997 a 1999) e Coordenador do Comitê de Geociencias da FAPESP de 1986 a 1990. Membro do Comitê de Geociências da CAPES entre 1999 e 2005. Foi assessor da FINEP em questões ligadas à Meteorologia e Climatologia, na área operacional e na pesquisa. Foi membro do Joint Scientific Committee ICSU-WMO (1986-1990) e membro do Intergovernamental Pannel for Climate Change -IPCC (1993-1995 e 2004-2007). Foi Membro do Science Steering Commitee do programa CLIVAR/WCRP da Organização Meteorológica Mundial e do WGNE/WMO. Membro do Comitê Científico Internacional do programa LBA de 1998 a 2008 do qual foi presidente em 2002 e foi membro do Comitê Científico do programa VAMOS/CLIVAR-WMO. Foi co-presidente do programa PLATIN da GEWEX/CLIVAR. Ocupou a Presidência da Sociedade Brasileira de Meteorologia entre 1992 e 1994 e Diretor Científico entre 2007 e 2008. Foi Coordenador da Área de Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP até 2008, foi membro do Conselho Técnico Científico do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) até 2004, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do MCT (2002-2006), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) entre 2001 e 2007 e atualmente do ON,CBPF LNA. É coordenador do Laboratório de Meteorologia Aplicada a Sistemas Regionais de Tempo (MASTER/IAG/USP), atuando na área de prestação de serviços, treinamento de meteorologistas operacionais e previsão numérica de tempo operacional.

pldsdias@lncc.br

Ministério da Ciência e Tecnologia, Laboratório Nacional de Computação Científica

Radovan Krejci

radek@itm.su.se

Universidade de Estocolmo, Suécia

Sandra de Souza Hacon

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Controle da Poluição Ambiental - Mancherter University, Reino Unido (1981) e doutorado em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela Universidade Federal Fluminense (1996). Esta lotada na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Atua na área de Avaliação de Risco Socioambiental, Ecotoxicologia, Saúde Ambiental e Gestão Integrada de Saúde e Ambiente. Coordena vários projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, FAPERJ, setor privado, atua como pesquisadora em projetos interdisciplinares com a UNIR, UNEMAT, UFRN, USP, PUC/RJ, projetos internacionais com a Universidade de Exeter no Reino Unido e o Instituto Nacional de Saúde Publica do México. Na área acadêmica responsável por disciplinas nos cursos de pós-graduação da ENSP/FIOCRUZ, orientadora de mestrado e doutorado nos cursos de pós-graduação de Saúde Pública e Meio Ambiente e no curso de Saúde Publica. Representante do Brasil no GT do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente referente ao Programa de Monitoramento da Implementação da Convenção de Stockholm por indicação do Ministério do Meio Ambiente.

shacon@ensp.fiocruz.br

Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Publica

Scot T. Martin

smartin@seas.harvard.edu

Universidade de Harvard, EUA

Simara Mirais

simara@if.usp.br

Steve Wofsy

swofsy@seas.harvard.edu

Universidade de Harvard, EUA

Theotonio Mendes Pauliquevis

Graduado, Mestre e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) na área de medidas e modelagem de propriedades de aerossóis biogênicos, e no Instituto de Astronomia, Geofísica e C. Atmosféricas (IAG/USP) na área de meteorologia. Atua na área de ciências atmosféricas com foco particular para microfísica de nuvens. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo (campus Diadema) na área de Física. Interesses principais de pesquisa: microfísica de nuvens; região amazônica e seu clima; aspectos não lineares das propriedades de nuvens na região amazônica, e suas potenciais implicações climáticas devido a atividades humanas.

theotonio@gmail.com

Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Wanderlei Bastos

Graduado em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1986), concluiu o mestrado (1997) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica Ambiental) no Instituto de Biofísica Carlos Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto IV pelo Departamento de Biologia; Coordenador do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang Christian Pfeiffer desde 1999. Coordenou de 2007 a 2009 a Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade Federal de Rondônia. Atuou como chefe do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia 2010/2012. Desenvolve estudos na área de: Biofísica Ambiental; Biogeoquímica de poluentes e Ecotoxicologia na Bacia do Rio Madeira (Amazônia).

wanderbastos@yahoo.com.br