A Universidade de São Paulo tem destacado papel na liderança em pesquisa científica na área de mudanças climáticas. Esta proposta de NAP de Mudanças Climáticas integra e potencializa colaborações essenciais nesta área intrinsecamente multidisciplinar. As necessidades de pesquisas integradas do país nesta área são chaves para um futuro sustentável da economia e no enfrentamento das questões socioeconômicas inerentes às mudanças climáticas. Estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas a serem implementadas brevemente precisam ter forte embasamento científico. A rede Clima do MCT, o INCT de Mudanças Climáticas e o programa FAPESP de mudanças climáticas são iniciativas importantes que este NAP pretende reforçar com um programa de integrado de pesquisas. A proposta envolve mais de 58 pesquisadores da USP e mais de 90 colaboradores externos, organizados através de subprojetos integrados que tem como temas:
Estes subprojetos estão integrados na temática de mudanças globais e em colaborações já bem estabelecidas com projetos em andamentos pelos vários grupos que compõe esta proposta. A interdisciplinaridade é garantida pela proposta integrada com aspectos físicos, químicos, biológicos, socioeconômicos e de saúde trabalhando em conjunto.
A proposta de NAP lista cerca de 33 projetos de pesquisa submetidos e aprovados e em execução, com um total muito expressivo de recursos obtidos de aproximadamente R$ 65 milhões de reais no conjunto. Temos uma estrutura organizacional efetiva, com sede fixa em prédio em fase final de construção na USP e com uma rede de pesquisa já em funcionamento apoiada por experiência de sucesso de vários Institutos do Milênio, INCTs, e projetos temáticos FAPESP, além de vários projetos com recursos de fora do Brasil. A cooperação internacional é uma componente forte desta proposta, com fortes parcerias internacionais já em andamento. Grupos emergentes têm apoio significativo, com o fortalecimento e nucleação de novos grupos atuantes na área. A formação de recursos humanos com qualidade é outro ponto forte do NapMC, com vários programas de Pós Graduação com nota 7 da CAPES alinhados nesta proposta. O impacto em políticas públicas esperado é significativo, com vários membros atuando em comitês do MCT, MMA, CONSEMA, CONAMA e outros órgãos decisórios de políticas públicas.