Núcleo de Apoio à Pesquisa – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Português Inglês Espanhol

Macrometrópole paulista, governança ambiental e mudanças climáticas

Objetivos:

1. Aprofundamento do conhecimento sobre as interrelações na governança ambiental a partir de abordagem multinível que articula a análise sobre os tipos de arranjos existentes e futuros num contexto territorial que se coloca como essencial, dada a necessidade de buscar além de um uso cada vez mais eficiente dos recursos naturais, preservar os serviços ecossistêmicos, importante fator para aumentar a resiliência face à variabilidade climática em curso.

2. Elaboração de ferramentas de auxílio à tomada de decisão, como por exemplo, modelos multiagentes e modelos regionais de variabilidade climática que simulam ações dos diferentes atores dentro de cenários distintos, que auxiliem os gestores.

3. Avaliação dos alcances da participação social como um dos elementos fundamentais para a sequência de negociações entre os múltiplos atores que compreendem a situação-problema e que acompanham a criticidade dos recursos hídricos e dos ecossistemas sob constante ameaça.

4. Compreensão do arcabouço jurídico-institucional, as demandas e a agenda dos atores envolvidos na gestão, os planos das diversas organizações institucionais, seus aspectos convergentes e conflitantes.

5. Promoção de pesquisas interdependentes e articuladas com foco nos desafios à mudança flexível e adaptativa ao gerenciamento, e as inflexões no processo de conhecimento sobre as estratégias dos diversos atores envolvidos.

6. Articulação entre a gestão do conhecimento e os processos de aprendizagem por meio de diversas manifestações que permitam analisar as interações em curso entre produção científica e governança ambiental como elemento articulador.

7. Desenvolvimento de metodologias inovadoras na abordagem da governança ambiental, com ênfase na água, ecossistemas e suas vulnerabilidades e território.