Núcleo de Apoio à Pesquisa – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Português Inglês Espanhol

Arlindo Philippi Junior

Arlindo Philippi Junior tem Doutorado em Saúde Pública (USP), Pós-Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais (MIT/EUA) e Livre Docência em Política e Gestão Ambiental (USP). É Professor Titular da Universidade de São Paulo. Na USP foi presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública, Prefeito da Prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C), Pró-Reitor e Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação. É Chefe do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública, e membro do Conselho Deliberativo do INCLINE-Interdisciplinarity Investigation Center on Climate Change da USP. Está em ano sabático no Instituto de Estudos Avançados da USP, com o Projeto Experimentações Urbanas na perspectiva de novas ideias e soluções sustentáveis para cidades.Na CAPES, foi Membro do Conselho Superior, Coordenador das Áreas Interdisciplinar e de Ciências Ambientais, membro titular do Conselho Técnico Científico de Ensino Superior e Diretor de Avaliação. Foi membro titular do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas do MCT. Exerceu funções de direção no IBAMA, na CETESB e na Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. Coordenou a área de Ciências Ambientais do PADCT/MCT. Publicou 72 artigos científicos em periódicos qualificados, 120 capítulos de livros e 49 livros publicados e/ou organizados. Possui 172 itens de produção técnica. Participou, na qualidade de convidado, de cerca de 500 eventos científicos e tecnológicos no Brasil e no exterior. Orientou 20 dissertações de mestrado, 17 teses de doutorado e supervisionou 9 pós-doutorados. Atualmente orienta 2 mestrados 4 doutorados. Foi finalista do Prêmio Jabuti em 6 edições, tendo recebido o 2º lugar na categoria Educação, com a obra "Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação" em 2011; o 3º lugar na categoria Ciências Naturais, com a obra "Gestão do Saneamento Básico: Abastecimento de água e esgotamento sanitário", em 2014; o 1o lugar na categoria Educação e Pedagogia com a obra "Práticas da Interdisciplinaridade no Ensino e Pesquisa, em 2016. Os termos mais frequentes na produção científica e tecnológica são: Política, Planejamento e Gestão Ambiental, Planejamento Urbano e Regional, Saneamento e Saúde Ambiental e Indicadores de Sustentabilidade.

http://lattes.cnpq.br/5256254337538114

http://www.fsp.usp.br

aphij@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental.

Leandro Luiz Giatti

Professor Associado no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Sao Judas Tadeu (1996), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, área de concentração Saúde Ambiental (2000 e 2004). Pesquisador CNPq nível 2, bolsa de produtividade em pesquisa. Orientador permanente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública/FSP-USP. Orientador permanente e membro da comissão de coordenação do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade/FSP-USP. Editor adjunto da revista Ambiente & Sociedade. Atua na coordenação de sub-projeto de pesquisa junto ao INCLINE - INterdisciplinary CLimate INvEstigation Center. Membro da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Saúde Pública - USP. Pesquisador colaborador no grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados/IEA-USP e no Centro de Estudos de Governança Socioambiental - IEE/USP. Foi pesquisador visitante no Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz/Amazônia entre 2005 e 2009. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de sustentabilidade ambiental e de saúde, saneamento, ciência pós-normal, pesquisa-ação, nexos de sustentabilidade, promoção da saúde e governança socioambiental e em saúde.

http://lattes.cnpq.br/7596494543629391

http://www.fsp.usp.br

lgiatti@usp.br

Faculdade de Saúde Pública - USP

Wanda Maria Risso Günther

Graduada em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá/IMT (1981) e Ciências Sociais pela Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP (1986). Especialista em Engenharia de Saúde Pública pela FSP/USP (1985) e em Tratamento e Gestão de Residuos Solidos pela Universidad Autonoma de Madrid (UAM). Tem Mestrado (1993) e Doutorado em Saúde Pública (1998) pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pelo Departamento de Geologia e Geoquimica da Universidad Autónoma de Madrid (2010) e Livre Docência em Gestão Ambiental (USP). É professora titular do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública/USP. NA USP atuou como Prefeita da Prefeitura do Campus Quadrilátero Saúde/Direito (PUSP-QSD), de 2012 a 2017 e Coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do QSD/USP. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade ? Mestrado Profissional da USP (2013 a 2016) e atualmente é Vice-coordenadora (2017-2018) e Coordenadora do Programa USP Recicla-FSP/USP. Exerceu função de engenheira de controle ambiental na CETESB (1992). Foi representante USP no CONSEMA, CADES e CONESAN. No ensino de graduação, ministra disciplinas para estudantes de Engenharia Ambiental (POLI/USP), Enfermagem (EE/USP) e Saúde Pública (FSP/USP). Na pós-graduação orienta mestrado e doutorado em programas de pós-graduação da FSP/USP ( Saúde Global e Sustentabilidade ? Doutorado; e Ambiente, Saúde e Sustentabilidade ? Mestrado Profissional) e no Programa de Ciências Ambientais ? PROCAM/USP. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq ?Controle da poluição do solo e por resíduos sólidos? e participa de outros 3 como pesquisadora. Está vinculada ao INCLINE/USP- INter-disciplinary CLimate INvEstigation da USP e ao CEPED/USP- Centro de Pesquisas sobre Desastres Naturais da USP. Desenvolve pesquisas e orientações com ênfase em questões de saúde ambiental, saneamento ambiental, resíduos sólidos, resíduos perigosos e áreas contaminadas, qualidade e gestão ambiental, desastres e resiliência urbana, políticas públicas e educação ambiental, na interface Ambiente-Saúde-Sustentabilidade.

http://lattes.cnpq.br/3519732742853340

http://www.fsp.usp.br

wgunther@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental.