Núcleo de Apoio à Pesquisa – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Português Inglês Espanhol

Amanda Silveira Carbone

Mestre em Ciências, com ênfase em Saúde Ambiental, pela Faculdade de Saúde Pública/USP. Atualmente é doutoranda em Ciências pela mesma instituição. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo (2009), ex-bolsista de treinamento técnico FAPESP (2011) e ex-bolsista FUNDAP pelo Instituto de Botânica de São Paulo. É pesquisadora da Rede SIADES - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas - NapMC/ INCLINE - INterdisciplinary CLimate INvestigation Center. Atua na área de Ciências Ambientais com os temas: áreas verdes urbanas, planejamento e gestão ambiental, mudanças climáticas e indicadores de sustentabilidade.

http://lattes.cnpq.br/1419921473793118

http://lattes.cnpq.br/1419921473793118

as.carbone@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental

Denis Gerage Amorim

Engenheiro Ambiental graduado na Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT), com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP/Escola Politécnica). Atua na área de Gestão de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente na implantação de empreendimentos de infraestrutura de transportes e em operações aquaviárias.

http://lattes.cnpq.br/0454945180566427

http://lattes.cnpq.br/0454945180566427

denisgerage@gmail.com

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública

Eduardo Alves Neder

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, cursa atualmente o Programa de Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), com previsão de defesa para junho de 2019. Ao longo do mestrado está se especializando nas temáticas de Mudanças Climáticas e Adaptação no âmbito local. Seu projeto aplica o Índice de Adaptação Urbana aos municípios do estado de São Paulo, o qual auxilia na avaliação do potencial adaptativo de cada município e na priorização, por parte dos tomadores de decisão, das políticas a serem implantadas. Compõe os projetos de pesquisa Experimentações Urbanas na Perspectiva de Novas ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades e CiAdapta - Cidades, Vulnerabilidade e Mudanças Climáticas: Uma abordagem integrada e interdisciplinar para análise de ações e de capacidade adaptativa, ambos sediados na FSP/USP. É Especialista em Regulação de Transportes na área de Meio Ambiente na Agência de Transportes do Estado de São Paulo - ARTESP.

http://lattes.cnpq.br/8258148120560460

http://lattes.cnpq.br/8258148120560460

eaneder@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública

Maria Helena Meinert

Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, pela linha de Ética nas Organizações. Foi pesquisadora-bolsista pelo GV-Pesquisa. Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública -USP. Professora convidada dos cursos de extensão da Fundação Getulio Vargas (MBA In Company e GVPEC) e Fundação Instituto de Administração ? FIA nas áreas de Gestão de Stakeholders, Ética, Responsabilidade Social e Gestão Estratégia em Sustentabilidade. Graduada em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Palestrante em diversos eventos sobre sustentabilidade incluindo: Conferências do Instituto Ethos de Responsabilidade Social e Seminários Internacionais da GRI ? Global Reporting Initiative. Palestrante em capacitações sobre sustentabilidade em empresas de diversos setores, como: alimentos (BRF, Unilever), agricultura (Bunge, Copersucar, Raízen), celulose e papel (Fibria, International Paper, Irani, Klabin), construção civil (Even), energia (AES, Duke, EDP), instituições financeiras (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Deutsche Bank, Itaú Unibanco, Santander), mídia (Grupo Estado, Infoglobo), mineração (Holcim, Vale, V&M), óleo e gás (Petrobras, Pemex, Shell), telecomunicações (Tim), varejo (Leroy Merlin, Magazine Luiza). Durante 5 anos foi instrutora nominada para os cursos certificados pela GRI sobre o Processo de Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade (G3 e G4). Possui mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de projetos de consultoria na área de sustentabilidade em empresas de grande porte de diferentes setores. Experiência no desenvolvimento de estratégia de gestão de sustentabilidade; desenvolvimento de estudos de benchmarking sobre práticas de sustentabilidade; estruturação de processos de relato de sustentabilidade com base nas diretrizes GRI; implementação, gerenciamento e monitoramento de indicadores de sustentabilidade; engajamento de stakeholders; facilitação de painéis e workshops; definição de materialidade; verificação independente (assurance) de relatórios de sustentabilidade; definição de estratégia para o investimento social privado; análise de riscos socioambientais em cadeias de fornecedores.

http://lattes.cnpq.br/1744340293197716

http://lattes.cnpq.br/1744340293197716

mariahelenameinert@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública