Núcleo de Apoio à Pesquisa – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Português Inglês Espanhol

INCLINE | Subprojeto: Saúde - vulnerabilidade e adaptação no contexto da saúde ambiental


..........................


Coordenadores


Arlindo Philippi Junior

Arlindo Philippi Junior tem Doutorado em Saúde Pública (USP), Pós-Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais (MIT/EUA) e Livre Docência em Política e Gestão Ambiental (USP). É Professor Titular da Universidade de São Paulo. Na USP foi presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública, Prefeito da Prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C), Pró-Reitor e Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação. É Chefe do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública, e membro do Conselho Deliberativo do INCLINE-Interdisciplinarity Investigation Center on Climate Change da USP. Está em ano sabático no Instituto de Estudos Avançados da USP, com o Projeto Experimentações Urbanas na perspectiva de novas ideias e soluções sustentáveis para cidades.Na CAPES, foi Membro do Conselho Superior, Coordenador das Áreas Interdisciplinar e de Ciências Ambientais, membro titular do Conselho Técnico Científico de Ensino Superior e Diretor de Avaliação. Foi membro titular do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas do MCT. Exerceu funções de direção no IBAMA, na CETESB e na Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. Coordenou a área de Ciências Ambientais do PADCT/MCT. Publicou 72 artigos científicos em periódicos qualificados, 120 capítulos de livros e 49 livros publicados e/ou organizados. Possui 172 itens de produção técnica. Participou, na qualidade de convidado, de cerca de 500 eventos científicos e tecnológicos no Brasil e no exterior. Orientou 20 dissertações de mestrado, 17 teses de doutorado e supervisionou 9 pós-doutorados. Atualmente orienta 2 mestrados 4 doutorados. Foi finalista do Prêmio Jabuti em 6 edições, tendo recebido o 2º lugar na categoria Educação, com a obra "Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação" em 2011; o 3º lugar na categoria Ciências Naturais, com a obra "Gestão do Saneamento Básico: Abastecimento de água e esgotamento sanitário", em 2014; o 1o lugar na categoria Educação e Pedagogia com a obra "Práticas da Interdisciplinaridade no Ensino e Pesquisa, em 2016. Os termos mais frequentes na produção científica e tecnológica são: Política, Planejamento e Gestão Ambiental, Planejamento Urbano e Regional, Saneamento e Saúde Ambiental e Indicadores de Sustentabilidade.

http://lattes.cnpq.br/5256254337538114

http://www.fsp.usp.br

aphij@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental.

Leandro Luiz Giatti

Professor Associado no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Sao Judas Tadeu (1996), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, área de concentração Saúde Ambiental (2000 e 2004). Pesquisador CNPq nível 2, bolsa de produtividade em pesquisa. Orientador permanente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública/FSP-USP. Orientador permanente e membro da comissão de coordenação do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade/FSP-USP. Editor adjunto da revista Ambiente & Sociedade. Atua na coordenação de sub-projeto de pesquisa junto ao INCLINE - INterdisciplinary CLimate INvEstigation Center. Membro da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Saúde Pública - USP. Pesquisador colaborador no grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados/IEA-USP e no Centro de Estudos de Governança Socioambiental - IEE/USP. Foi pesquisador visitante no Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz/Amazônia entre 2005 e 2009. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de sustentabilidade ambiental e de saúde, saneamento, ciência pós-normal, pesquisa-ação, nexos de sustentabilidade, promoção da saúde e governança socioambiental e em saúde.

http://lattes.cnpq.br/7596494543629391

http://www.fsp.usp.br

lgiatti@usp.br

Faculdade de Saúde Pública - USP

Wanda Maria Risso Günther

Graduada em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá/IMT (1981) e Ciências Sociais pela Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP (1986). Especialista em Engenharia de Saúde Pública pela FSP/USP (1985) e em Tratamento e Gestão de Residuos Solidos pela Universidad Autonoma de Madrid (UAM). Tem Mestrado (1993) e Doutorado em Saúde Pública (1998) pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pelo Departamento de Geologia e Geoquimica da Universidad Autónoma de Madrid (2010) e Livre Docência em Gestão Ambiental (USP). É professora titular do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública/USP. NA USP atuou como Prefeita da Prefeitura do Campus Quadrilátero Saúde/Direito (PUSP-QSD), de 2012 a 2017 e Coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do QSD/USP. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade ? Mestrado Profissional da USP (2013 a 2016) e atualmente é Vice-coordenadora (2017-2018) e Coordenadora do Programa USP Recicla-FSP/USP. Exerceu função de engenheira de controle ambiental na CETESB (1992). Foi representante USP no CONSEMA, CADES e CONESAN. No ensino de graduação, ministra disciplinas para estudantes de Engenharia Ambiental (POLI/USP), Enfermagem (EE/USP) e Saúde Pública (FSP/USP). Na pós-graduação orienta mestrado e doutorado em programas de pós-graduação da FSP/USP ( Saúde Global e Sustentabilidade ? Doutorado; e Ambiente, Saúde e Sustentabilidade ? Mestrado Profissional) e no Programa de Ciências Ambientais ? PROCAM/USP. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq ?Controle da poluição do solo e por resíduos sólidos? e participa de outros 3 como pesquisadora. Está vinculada ao INCLINE/USP- INter-disciplinary CLimate INvEstigation da USP e ao CEPED/USP- Centro de Pesquisas sobre Desastres Naturais da USP. Desenvolve pesquisas e orientações com ênfase em questões de saúde ambiental, saneamento ambiental, resíduos sólidos, resíduos perigosos e áreas contaminadas, qualidade e gestão ambiental, desastres e resiliência urbana, políticas públicas e educação ambiental, na interface Ambiente-Saúde-Sustentabilidade.

http://lattes.cnpq.br/3519732742853340

http://www.fsp.usp.br

wgunther@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental.

...................................................


Pesquisadores Colaboradores


Ana Maria Barbieri Bedran Martins

Pós-Doutoranda na Faculdade de Saúde Pública-USP, possui Doutorado, Mestrado e Especialização pela Faculdade de Saúde Pública - USP, nas linhas de pesquisa "Política, Planejamento e Gestão Ambiental" e "Política, Planejamento e Administração em Saúde". Graduação em Direito e Administração de Empresas pelo Centro Universitário Toledo. Realizou estágio de doutoramento sanduíche em 2014 na School of Natural Resources and Environment (University of Michigan). Atuou como Pesquisadora Associada na School of Natural Resources and Environment (University of Michigan), no período de 2014-2016, é membro colaboradora do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (NApMC/INCLINE). Adicionalmente, trabalha em projetos desenvolvidos em parcerias e colaborações internacionais (com foco em estudos relacionados a resiliência, energia, alimentos, água, vulnerabilidade, adaptação climática e políticas públicas). Áreas de interesse: Ambiente e Sociedade, Adaptação às Mudanças Climáticas, Sustentabilidade, Qualidade de Vida, Resiliência, Políticas Públicas, Governança, Nexos, Vulnerabilidade.

http://lattes.cnpq.br/2499319194229000

http://lattes.cnpq.br/2499319194229000

anabedran@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental.

Debora Sotto

Doutora em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Pós-Doutorado em andamento na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no Departamento de Saúde e Meio Ambiente, sob a supervisão do Prof. Arlindo Philippi Jr. (2017-2018). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1998). Mestre em Direito do Estado - Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre Profissional em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges (2011). Procuradora do Município de São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/2738565660710695

http://lattes.cnpq.br/2738565660710695

dsotto@hotmail.com

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública

Gina Rizpah Besen

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), mestrado em Saúde Pública - área de Saúde Ambiental pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Ciências- Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública -Universidade de São Paulo (2011). Realizou o pós doutorado no Instituto de Energia e Ambiente - IEE, Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da USP. Pesquisadora do Projeto Temático Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista.Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Consumo Sustentável, e Resíduos Sólidos, atuando em pesquisas acadêmicas, políticas públicas, publicações e atividades de capacitação nos seguintes temas: resíduos sólidos, responsabilidade socioambiental, cooperativas de catadores, indicadores de sustentabilidade, gestão compartilhada de resíduos sólidos e coleta seletiva. Editora Associada da Revista Ambiente e Sociedade.

http://lattes.cnpq.br/8550871208092441

http://lattes.cnpq.br/8550871208092441

rizpah@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental

João Lima SantAnna Neto

Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1980), mestre e doutor em Geografia (Geografia Física) pela USP (1990 e 1995), livre-docente (2001) e titular (2008) pela Universidade Estadual Paulista. Foi pesquisador visitante na Université Rennes2, na França (2007), na Universidade de Coimbra, Portugal (2012) e na UERJ no Rio de Janeiro (2014). Pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal (2009/2010) e na Universidade de Barcelona (2015/2016). Atua no programa de Pós-graduação da UNESP/Presidente Prudente, colabora em projetos de pesquisa do Instituto Nacional de Mudanças Climáticas. É assessor científico da FAPESP, da FUNDUNESP, do CNPq e da Associação Brasileira de Climatologia. Foi coordenador de área da Capes (2011/2014), Presidente da ABCLIMA (2004/2006), secretário da ANPEGE (2014/2016) e membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. É membro do Instituto Nacional de Mudanças Climáticas e do INCLINE/USP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Geografia do Clima, principalmente nos temas de variabilidade e mudanças climáticas e riscos socio-espaciais voltados à gestão do território do Laboratório de Climatologia/Grupo de Pesquisa GAIA. Tem experiência na área de Geografia e Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica. Atualmente é Pró-reitor de Pós-graduação da UNESP (desde 2017)

http://lattes.cnpq.br/7836545332605210

http://lattes.cnpq.br/7836545332605210

joaolima@fct.unesp.br

UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Dep de Geografia Humana e Regional

Larissa Ciccotti Freire

Graduada em Química Ambiental pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) e em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Senac. Doutora em Química (IQ-USP), especialista em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos pela Escola Politécnica da USP (MBA) e Pós-Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente atua como consultora ambiental e pós-doutoranda da Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Possui experiência na área de gestão ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, saúde ambiental, saneamento ambiental, prevenção e controle da poluição, gestão de resíduos sólidos, química ambiental e gestão de riscos e desastres.

http://lattes.cnpq.br/9559257415045827

http://lattes.cnpq.br/9559257415045827

lciccott@iq.usp.br

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Maria da Penha Costa Vasconcellos

Professora Associada 3 da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia, mestrado em Psicologia Social, ambas pela PUC-SP e doutorado e livre docência pela Universidade de São Paulo. Orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade e Mestrado em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, na Faculdade de Saúde Pública - USP. Pesquisadora e co-coordenadora do Núcleo interdisciplinar de estudos em Ciências Sociais e sustentabilidade - NIECSs. Membro da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa- AILPCSH. Áreas de interesse em pesquisa: desigualdade social, deslocamentos contemporâneos e modos de vida; dimensão subjetiva e sociabilidades; contextos sócio-culturais e vida cotidiana; pesquisa social.

http://https://lattes.cnpq.br/3628660302048530

http://https://lattes.cnpq.br/3628660302048530

mpvascon@usp.br

Faculdade de Saúde Pública - USP

Mary Dias Lobas de Castro

Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Professora da Universidade Mogi das Cruzes - Campus Villa Lobos. Pesquisadora do Instituto SIADES - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável. Linhas de pesquisa de interesse: gestão ambiental, conselhos de meio ambiente, educação ambiental, participação social, fortalecimento institucional, estudos de impacto ambiental.

http://lattes.cnpq.br/3103872941021416

http://lattes.cnpq.br/3103872941021416

marylobas@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública

Paulo Roberto do Nascimento

Concluiu o mestrado em 2002 e o doutorado em 2006, ambos em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor em Saúde Pública, com participação na pequisa "Políticas nacionais e internacionais relacionadas às ações sobre os determinantes sociais da saúde: uma abordagem das Ciências Sociais", junto ao Programa de pós-graduação em Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduado em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP, em 1986. Desde então vem desenvolvendo atividades de pesquisa, alternadas com funções de gestão, em órgãos públicos de saúde. Atuou como Sociólogo do Instituto de Saúde, onde desenvolveu atividades de pesquisa e docência nas áreas de Saúde do Trabalhador, Investigação de Serviços e Sistemas de Saúde e Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Tem experiência profissional em instituições públicas de âmbito municipal, estadual e federal. Ampla experiência em docência nas áreas de Políticas Públicas de Saúde e Ciências Sociais em Saúde, em níveis de graduação e pós-graduação, entre extensão, aperfeiçoamento e especialização, além de extensa docência em cursos de nível técnico e formação para gestores. Tem autoria em 5 livros e 5 capítulos de livros. 21 artigos publicados em periódicos especializados e outros 13 relatos bibliográficos, incluindo participação em 8 relatórios de pesquisa. 29 comunicações em congressos, entre resumos, resumos expandidos e completos; 11 apresentações em conferências e congressos. Foi consultor da UNESCO junto ao Ministério da Saúde, aprimorando instrumentos de desenvolvimento científico e tecnológico. Organizou, relatou, coordenou e participou de diversas Conferências de Saúde do SUS. Foi conselheiro municipal de saúde, atuou na instalação de Conselho de Gestão Regional (CGR) e integrou Comitê de Ética em Pesquisa de Saúde do Instituto Adolfo Lutz (CEPIAL). Atualmente realiza pesquisa e docência nas áreas de Saúde Pública, com foco em Direito Sanitário e em Inovação em Saúde.

http://lattes.cnpq.br/8945148603330329

http://lattes.cnpq.br/8945148603330329

pnascimen@gmail.com

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental

Samia Nascimento Sulaiman

Pós-doutoranda em Planejamento e Gestão do Território, Universidade Federal do ABC. Pós-Doc em Ciências Ambientais, Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (SP), Doutora e Mestre em Educação (USP), Mestrado em Planejamento e Gestão de Riscos Naturais, Universidad de Alicante, Espanha. Graduação e Licenciatura em Letras (USP). Pesquisadora do Laboratório de Gestão de Risco (LabGRis), UFABC. Pesquisadora do Projeto Temático FAPESP "Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista (2017-2022), IEE-USP. Colaboradora no Centro Regional de Mudanças Climáticas e Tomada de Decisão (UNITWIN). Experiência em Pesquisa, Extensão e Consultoria, com publicações científicas e materiais educativos, em Educação Ambiental, Sustentabilidade, Mobilização social, Gestão de Riscos, Participação Social. Experiência como docente nos ensino fundamental, médio, técnico e superior.

http://lattes.cnpq.br/9850909737590184

http://lappes.iee.usp.br/lappes/

samia.sulaiman@gmail.com

Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

Sonia Maria Viggiani Coutinho

Possui graduação em Direito, mestrado em Saúde Pública e doutorado em Ciências, linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Ambiental, todos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, com Bolsa Fapesp. Pós-doutorado junto à Escola Politécnica/USP, no tema das Smart Cities. Professora responsável da disciplina PSP ? 5306, oferecida nos Programas de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade; Saúde Global e Sustentabilidade e Saúde Pública (FSP/USP). Orientadora pontual do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade. Pesquisadora e coordenadora executiva da Rede SIADES - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável. Pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas - NapMC/ INCLINE, do Grupo de Pesquisa Modos de Vida, Sustentabilidade e Dinâmicas Contemporâneas, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS- UTFPR) e do NIESC - Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Ciências Sociais e Sustentabilidade. Pesquisadora colaboradora da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental (IEE/USP). Atua na área de Ciências Ambientais, Saúde Pública e Interdisciplinar, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, gestão ambiental e urbana, indicadores de sustentabilidade, direito ambiental e urbanístico, legislação ambiental, cidades, saúde e mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, interdisciplinaridade.

http://lattes.cnpq.br/8890287717199406

http://www.fsp.usp.br/siades/site/

scoutinho@usp.br

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Vladimir Passos de Freitas

É licenciado em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos (1968), mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1989 e 1999) e pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP), na área de Saúde Pública. Foi Promotor de Justiça nos Estados do PR e SP (10 anos) e Juiz Federal (26 anos), tendo exercido a presidência do Tribunal Regional Federal da 4a. Região . Aposentado do cargo de Desembargador Federal em 2006, atualmente é professor de Direito Ambiental da graduação e da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro do Grupo de Especialistas em Judiciário da International Union For Conservation Of Nature, conferecista internacional na área do Direito Ambiental e em Política Judiciária e Administração da Justiça, sendo fundador do Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judicial - IBRAJUS e Presidente da "International Association for Courts Administration - IACA", com sede em Louisville, Kentucky, Estados Unidos da América. Membro da "Associação de Professores de Direito Ambiental - APRODAB" , com sede em São Paulo, Brasil, e da "Asociacion Internacional de professores de Derecho Ambiental", sede em Lima, Peru. Doutor ?Honoris Causa em Humanidades?, outorgado pela Universidad Paulo Freire, Manágua, Nicarágua. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.

http://lattes.cnpq.br/0726419865023009

http://www.vladimirfreitas.com.br

vladimir.freitas@terra.com.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental

.............


Alunos


Amanda Silveira Carbone

Mestre em Ciências, com ênfase em Saúde Ambiental, pela Faculdade de Saúde Pública/USP. Atualmente é doutoranda em Ciências pela mesma instituição. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo (2009), ex-bolsista de treinamento técnico FAPESP (2011) e ex-bolsista FUNDAP pelo Instituto de Botânica de São Paulo. É pesquisadora da Rede SIADES - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas - NapMC/ INCLINE - INterdisciplinary CLimate INvestigation Center. Atua na área de Ciências Ambientais com os temas: áreas verdes urbanas, planejamento e gestão ambiental, mudanças climáticas e indicadores de sustentabilidade.

http://lattes.cnpq.br/1419921473793118

http://lattes.cnpq.br/1419921473793118

as.carbone@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental

Denis Gerage Amorim

Engenheiro Ambiental graduado na Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT), com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP/Escola Politécnica). Atua na área de Gestão de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente na implantação de empreendimentos de infraestrutura de transportes e em operações aquaviárias.

http://lattes.cnpq.br/0454945180566427

http://lattes.cnpq.br/0454945180566427

denisgerage@gmail.com

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública

Eduardo Alves Neder

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, cursa atualmente o Programa de Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), com previsão de defesa para junho de 2019. Ao longo do mestrado está se especializando nas temáticas de Mudanças Climáticas e Adaptação no âmbito local. Seu projeto aplica o Índice de Adaptação Urbana aos municípios do estado de São Paulo, o qual auxilia na avaliação do potencial adaptativo de cada município e na priorização, por parte dos tomadores de decisão, das políticas a serem implantadas. Compõe os projetos de pesquisa Experimentações Urbanas na Perspectiva de Novas ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades e CiAdapta - Cidades, Vulnerabilidade e Mudanças Climáticas: Uma abordagem integrada e interdisciplinar para análise de ações e de capacidade adaptativa, ambos sediados na FSP/USP. É Especialista em Regulação de Transportes na área de Meio Ambiente na Agência de Transportes do Estado de São Paulo - ARTESP.

http://lattes.cnpq.br/8258148120560460

http://lattes.cnpq.br/8258148120560460

eaneder@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública

Maria Helena Meinert

Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, pela linha de Ética nas Organizações. Foi pesquisadora-bolsista pelo GV-Pesquisa. Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública -USP. Professora convidada dos cursos de extensão da Fundação Getulio Vargas (MBA In Company e GVPEC) e Fundação Instituto de Administração ? FIA nas áreas de Gestão de Stakeholders, Ética, Responsabilidade Social e Gestão Estratégia em Sustentabilidade. Graduada em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Palestrante em diversos eventos sobre sustentabilidade incluindo: Conferências do Instituto Ethos de Responsabilidade Social e Seminários Internacionais da GRI ? Global Reporting Initiative. Palestrante em capacitações sobre sustentabilidade em empresas de diversos setores, como: alimentos (BRF, Unilever), agricultura (Bunge, Copersucar, Raízen), celulose e papel (Fibria, International Paper, Irani, Klabin), construção civil (Even), energia (AES, Duke, EDP), instituições financeiras (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Deutsche Bank, Itaú Unibanco, Santander), mídia (Grupo Estado, Infoglobo), mineração (Holcim, Vale, V&M), óleo e gás (Petrobras, Pemex, Shell), telecomunicações (Tim), varejo (Leroy Merlin, Magazine Luiza). Durante 5 anos foi instrutora nominada para os cursos certificados pela GRI sobre o Processo de Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade (G3 e G4). Possui mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de projetos de consultoria na área de sustentabilidade em empresas de grande porte de diferentes setores. Experiência no desenvolvimento de estratégia de gestão de sustentabilidade; desenvolvimento de estudos de benchmarking sobre práticas de sustentabilidade; estruturação de processos de relato de sustentabilidade com base nas diretrizes GRI; implementação, gerenciamento e monitoramento de indicadores de sustentabilidade; engajamento de stakeholders; facilitação de painéis e workshops; definição de materialidade; verificação independente (assurance) de relatórios de sustentabilidade; definição de estratégia para o investimento social privado; análise de riscos socioambientais em cadeias de fornecedores.

http://lattes.cnpq.br/1744340293197716

http://lattes.cnpq.br/1744340293197716

mariahelenameinert@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública