Núcleo de Apoio à Pesquisa – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Português Inglês Espanhol

INCLINE | Subprojeto: Ciclos biogeoquímicos e recursos hídricos


..........................


Coordenadores


Humberto Ribeiro da Rocha

Professor Titular do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/Universidade de São Paulo. Graduado em Engenharia Civil-Aeronáutica (ITA), MSc (INPE) e DSc (USP) em Meteorologia. Especialista em Hidroclimatologia, Instrumentação meteorológica e Relações Biosfera-Atmosfera. Coordenador do Laboratório de Clima e Biosfera, estruturou a disciplina Interação Biosfera-Atmosfera do IAG/USP em 1999. Trabalha com modelagem computacional atmosférica, modelagem hidrológica e de produtividade vegetal. Gestor de observatórios de ecossistemas com torres de fluxos e medição hidrológica em florestas e culturas na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Participante do Anglo-Brazillan Research of Amazonian Deforestation Project (ABRACOS BR/UK) e do Large Scale Biosphere-Atmosphere Interaction Experiment in Amazonia (LBA). Membro da Coordenação FAPESP do Programa de Pesquisa em Mudanças Climáticas. Representante na WMO World Meteo Organization/Commission for Agric Meteo/Flux Measurements for Agriculture.

http://lattes.cnpq.br/3930103224694130

http://lattes.cnpq.br/3930103224694130

humberto.rocha@iag.usp.br

Universidade de São Paulo - IAG/USP

...................................................


Pesquisadores Colaboradores


Eduardo Gomes Lopes

Atualmente é Técnico de Laboratório da Universidade de São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/6304844331350312

http://lattes.cnpq.br/6304844331350312

eduardo.lopes@iag.usp.br

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo

Gabriel Brito Costa

É Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2007). Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Doutor em Ciências (Área de concentração: Ecologia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) e Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo - USP (2015). Atualmente é professor Adjunto C-I da Universidade Federal do Oeste do Pará, na área de Agrometeorologia.Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando nas seguintes áreas: Ciências Ambientais, Agrometeorologia,Micrometeorologia, Climatologia, e Ecologia. Coordenou o curso de Bacharelado em Ciências Atmosféricas da Universidade Federal do Oeste do Pará, obtendo reconhecimento junto ao Inep/MEC com conceito 4. É atual diretor de pesquisa e coordenador institucional do Centro tecnológico de computação científica e aplicada da Ufopa.

http://lattes.cnpq.br/0980355943575182

http://lattes.cnpq.br/0980355943575182

gabrielbc@model.iag.usp.br

Universidade Federal do Oeste do Pará

Helber Custódio de Freitas

Possui graduação em Meteorologia (Universidade de São Paulo, 1998), mestrado em meteorologia (Universidade de São Paulo, 2001) e doutorado em ecologia aplicada (Universidade de São Paulo, 2012). Desenvolve pesquisa no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e orienta no Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais na Amazônia (PRNA) na Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em interação biosfera-atmosfera, atuando principalmente com desenvolvimento de sistema autônomos de medidas ambientais, balanço de CO2 com medidas de fluxos turbulentos e monitoramento hidroclimático em sítios experimentais na Amazônia, mata atlântica, cerrado e agroecossistemas no sudeste brasileiro.

http://lattes.cnpq.br/5292757453104895

http://lattes.cnpq.br/5292757453104895

freitashelber@gmail.com

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru

Jonathan Mota da Silva

Professor de Hidrometeorologia do Dep. de Ciências Atmosféricas e Climáticas da Univ. Federal do Rio Grande do Norte. Físico (UECE), com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciências Atmosféricas (IAG/USP) com ênfase em Modelagem Numérica (atmosférica e hidrológica), Relações Biosfera-Atmosfera e Recursos Hídricos. É colaborador do Laboratório de Clima e Biosfera do IAG/USP e atua no desenvolvimento de pesquisas na área de hidrometeorológia e recursos hídricos. Tem experiência em modelagem atmosférica, modelagem hidrológica, clima, geoprocessamento, previsão de vazões e instrumentação hidrometeorológica. Suas recentes experiências profissionais foram como pós-doc no Laboratório de Clima e Biosfera do IAG/USP e pesquisador líder da área de modelagem hidrometeorológica no laboratório de Inovação da empresa Climatempo no Parque Tecnológico, São José dos Campos (SP).

http://lattes.cnpq.br/3379521354576211

http://lattes.cnpq.br/3379521354576211

jmotasilva@gmail.com

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Lucas Machado Pontes

Engenheiro Ambiental formado pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Com mestrado em Recursos Hídricos e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, com pesquisa voltada para a gestão dos recursos hídricos, conservação do solo e da água, recarga de aquíferos e modelagem ambiental. Já atuou como técnico em projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG, no departamento de solos da UFV, professor da escola Técnica de Viçosa (ETEV). Além de consultorias e palestras na área sanitária e ambiental. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no Instituo de Astronomia e Geociências da USP, e professor na UNILAVRAS. Tem experiência nas seguintes áreas: Hidrologia, Solos, Conservação do Solo e da Água, Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas, Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

http://lattes.cnpq.br/3507119637391081

http://lattes.cnpq.br/3507119637391081

lucas.pontesm@gmail.com

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo

Osvaldo Machado Rodrigues Cabral

Osvaldo Cabral como micrometeorologista vem desenvolvendo estudos sobre as interações no sistema solo-planta-atmosfera com ênfase em superfícies agrícolas e mudanças no uso do solo. Iniciou a sua carreira em 1983 na Embrapa em Manaus, durante o Amazon Region Micrometeorological Experiment (ARME), quando trabalhou com o grupo de pesquisa do Institute of Hydrology (IH-UK atualmente CEH), principalmente com o Professor John Roberts sobre fisiologia vegetal/relações hídricas da floresta tropical. Durante 1985-1987 participou do Amazon Boundary Layer Experiment (ABLE) patrocinado pela NASA, com o Dr. David Fitzjarrald (ASRC-SUNYA) na investigação dos fluxos turbulentos de calor sensível e latente da floresta tropical. Entre 1991-1993 integrou o grupo de pesquisa do Anglo-Brazilian Amazonian Climate Experiment Study (ABRACOS), coordenado pelo IH-UK, quando a micrometeorologia e fisiologia vegetal de pastagens e florestas tropicais (Manaus e Rondônia) foram intensamente estudadas. Neste período foi chefe de apoio técnico do centro de pesquisa em Manaus, responsável pelos laboratórios e campos experimentais. Atualmente é pesquisador sênior da Embrapa Meio Ambiente, e desde 1996 tem desenvolvido uma estreita cooperação com a Universidade de São Paulo, em projetos financiados pela FAPESP-CNPq sobre os ciclos de carbono e água utilizando torres de fluxo em áreas de cana-de-açúcar, eucaliptos, cerrado e Mata Atlântica, além de atuar no Large-Scale Biosphere-Atmosphere Interaction Experiment in Amazonia (LBA), no sítio de cerrado do Tocantins-Bananal.

http://lattes.cnpq.br/0520644993544517

http://lattes.cnpq.br/0520644993544517

ocabral@cnpma.embrapa.br

EMBRAPA Meio Ambiente, Jaguariuna

Patricia Vieira Pompeu

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2008), mestrado e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Período de doutorado sanduíche na área de Hidrologia e Manejo de bacias hidrográficas, realizado na VU University, Amsterdam. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no departamento de Ciências Atmosféricas/IAG da USP. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza, Climatologia florestal, Florestas Nebulares, Hidrologia Florestal, Eco- Hidrologia, Conservação e Manejo de bacias hidrográficas.

http://lattes.cnpq.br/3570257348302067

http://lattes.cnpq.br/3570257348302067

patpompeu@hotmail.com

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo

Sandra Isay Saad

Doutora em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo e graduada e mestre em Meteorologia pela mesma Universidade. Atualmente é Professora Adjunto da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande. Trabalhou na Climatempo durante 9 anos onde coordenou equipes de desenvolvedores e pesquisadores e desenvolveu soluções meteorlógicas e ambientais para problemas atuais. Tem atuado nas seguintes linhas de pesquisa: Modelagem de Serviços Ecossistêmicos; impactos da mudança do uso da terra; modelos de previsão meteorológica; e impacto de mudança climática nos recursos hídricos.

http://lattes.cnpq.br/0103102694865890

http://lattes.cnpq.br/0103102694865890

sandraisaad@gmail.com

PROCAM - USP

Thomas Christian Marcel Martin

Possui doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia.

http://lattes.cnpq.br/7790519492181784

http://lattes.cnpq.br/7790519492181784

martinthomas2112@gmail.com

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo

.............


Alunos


Carla Ferreira Josef

Possui mestrado em Ciências pelo CENA/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura - Universidade de São Paulo, 2005). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecotoxicologia, interessando-se, principalmente, pelos seguintes temas: qualidade de água, Educação Ambiental, Mata Atlântica, mamíferos aquáticos, biogeoquímica de poluentes e pagamento por serviços ambientais. Foi professora de Zoologia e Ecologia. Coordenou projetos de educação ambiental, voltados à conservação dos recursos hídricos e trabalhou na Embrapa, com projeto de impacto das mudanças climáticas. Atualmente é doutoranda no PROCAM/USP, onde trabalha com análise de serviços ecossistêmicos, no sistema Cantareira.

http://lattes.cnpq.br/7304887575045160

http://lattes.cnpq.br/7304887575045160

carlajosef@hotmail.com

PROCAM - USP

Leonardo Moreno Domingues

Mestre em Meteorologia pela Universidade de São Paulo, curso no qual se graduou em 2010 pela mesma instituição. Atua na área de modelagem de superfície do sistema solo-planta-atmosfera, com ênfase no balanço hídrico e balanço de energia, e modelagem hidrológica. Membro do Laboratório de Clima e Biosfera (LCB) da Universidade de São Paulo desde 2008, onde contribuiu como aluno de Iniciação Científica e Mestrado, e atualmente desenvolve o Doutorado pelo IAG/USP com projeto de previsão sazonal de vazão.

http://lattes.cnpq.br/1835788380700134

http://lattes.cnpq.br/1835788380700134

leomdomingues@gmail.com

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo

Lucas Fernando Carvalho da Conceição

Formado no curso técnico de Meteorologia pela instituição de ensino Colégio Técnico Antonio Teixeira Fernandes (UNIVAP-CTI), bacharel e mestre em meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e atualmente doutorando em meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP).

http://lattes.cnpq.br/0157824024545593

http://lattes.cnpq.br/0157824024545593

luucascarvalho93@gmail.com

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo

Mariane Chitolina

Engenheira Florestal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e doutoranda em Ciência Ambiental no PROCAM/IEE/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: serviços hidrológicos, balanço hídrico, mudança do uso e na cobertura da terra e água subterrânea.

http://lattes.cnpq.br/1732896343154475

http://lattes.cnpq.br/1732896343154475

mchitolina@usp.br

PROCAM - USP

Rafael Cesário de Abreu

Formado em 2014 em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP). Mestrado na área de meteorologia de mesoescala e assimilação de dados com o modelo Weather Research and Forecasting (WRF) sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Hallak. Atualmente trabalha com o downscaling dinâmico para simulações de longo prazo focado nos impactos no regime pluviométrico.

http://lattes.cnpq.br/5498017275636519

http://lattes.cnpq.br/5498017275636519

rafael.cesario.abreu@gmail.com

IAG/USP

Raianny Leite do Nascimento Wanderley

Formada em Tecnologia em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPB, possui mestrado em meteorologia pelo do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (CAPES 5) e atualmente é colaboradora do Laboratório Clima e Biosfera (LCB) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) e Doutoranda em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE-USP). Atua principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, planejamento urbano e ambiental, meteorologia, interação biosfera-atmosfera, sensoriamento remoto e análise de imagem de satélite.

http://lattes.cnpq.br/2526426390424962

http://lattes.cnpq.br/2526426390424962

raiannyln@yahoo.com.br

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo