Núcleo de Apoio à Pesquisa – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Português Inglês Espanhol

INCLINE | Subprojeto: Impacto das mudanças climáticas e ambientais sobre a fauna: Um enfoque integrativo


..........................


Coordenadores


Carlos Arturo Navas Iannini

Possui graduação em Biologia, Universidad de Los Andes, Bogotá, Colômbia (1984), Mestrado em Comportamento Animal - Universidad de Los Andes (1989) e doutorado em Ecologia, com ênfase em Biologia Evolutiva e Ecofisiologia pela University of Connecticut, Storrs, EU (1995). Realizou pós-doutorado no Departamento de Fisiologia do IB, USP. Atualmente é Professor Titular no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e pesquisador nível 1D do CNPq. A sua linha de pesquisa envolve Fisiologia Comparada, Fisiologia Evolutiva, Ecofisiologia e Biologia Termal, investigando a evolução da fisiologia e a plasticidade fisiológica no contexto de adaptação ou ajuste ao longo de gradientes ecológicos. A sua pesquisa salienta diversas linhagens de animais ectotérmicos, incluindo anfíbios anuros, répteis, insetos e outros. É coordenador de Projeto temático PFPMCG/ PRONEX FAPESP intitulado "Effects of global climate change of the Brazilian fauna: a conservation physiology approach".

http://lattes.cnpq.br/6537600070487889

http://lattes.cnpq.br/6537600070487889

carlos.a.navas2@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

...................................................


Pesquisadores Colaboradores


Alexandre Wagner Silva Hilsdorf

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1985), Master of Science em Aquicultura pela University of Stirling (1990), Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Livre-Docente em Recursos Genéticos Animal pela USP-Pirassununga (2013). Coordena desde 2001 o Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura do Núcleo Integrado de Biotecnologia da Universidade de Mogi das Cruzes-SP. Está envolvido em pesquisas na área de genética de organismos marinhos e peixes de água doce com ênfase em genética de populações com uso de marcadores moleculares aplicada a conservação e manejo de espécies de interesse para pesca e aquicultura. Coordena e orienta trabalhos nas áreas de conservação dos recursos genéticos biológicos aquáticos marinho e de água doce e melhoramento genético de peixes.

http://lattes.cnpq.br/9025729737176063

http://lattes.cnpq.br/9025729737176063

wagner@umc.br

Universidade de Mogi das Cruzes, Núcleo Integrado de Biotecnologia

Ariovaldo P. Cruz Neto

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), e pos-doutorado pela PUC-Chile (2006) e University of Western Australia (2008). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Fisiologia, atuando principalmente em temas relacionados ao metabolismo energético de vertebrados.

http://lattes.cnpq.br/5758081094133626

http://lattes.cnpq.br/5758081094133626

ariovaldopcruz@gmail.com

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro

Carla Piantoni

Possui graduação em ciencias biologicas - Universidad Nacional del Comahue, Argentina. Atualmente está trabalhando no seu doutorado junto ao Dr. Carlos A. Navas Iannini no departamento de Fisiologia do IB-USP e colabora como pesquisadora com o Smithsonian Institution. Tem experiência na área de Herpetologia, com ênfase em Eco-Fisiologia de lagartos de regiões áridas.

http://lattes.cnpq.br/7256385343184300

http://lattes.cnpq.br/7256385343184300

carla.piantoni@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Carlos Eduardo Oliveira Garcia

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas, Unesp-Rio Claro. Possui mestrado (2002) e doutorado (2012) em Fisiologia pelo Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor e coordenador do Curso de Superior em Tecnologia em Gestão Ambiental (Educação a distância). Atuou como professor em diversas instituições particulares no ensino fundamental, médio, curso livre e superior. Atua na área de Fisiologia Comparada, nas subáreas de Metabolismo e Endocrinologia reprodutiva nos peixes teleósteos. Os trabalhos envolvem fisiologia da conservação, fisiologia aplicada à aquicultura e a fisiologia da reprodução em peixes. Destaca-se principalmente o trabalho na obtenção de reprodutores machos da espécie Epinephelus marginatus, hermafrodita protogínico utilizando-se técnicas de inversão sexual utilizando inibidor de aromatase (letrozole) com o acompanhamento das alterações dos hormônios esteroides gonadais ao longo do processo de inversão.

http://lattes.cnpq.br/9095519794626217

http://lattes.cnpq.br/9095519794626217

tiboja@gmail.com

UNICSUL

Cristiéle da Silva Ribeiro

Formação na área de Ciências Biológicas, com mestrado em Biotecnologia, atuando durante a graduação e mestrado na área de biorremediação de efluentes e bioutilização em aquicultura, com ênfase em aspectos fisiológicos de Oreochromis niloticus. Durante a graduação recebeu o prêmio de melhor trabalho na Sessão D no IV Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes. Formada em Fisiologia no doutorado, com uma experiência no exterior durante o doutoramento na University of Natural Resources and Life Sciences,em Viena, Áustria, e Pós-doutoranda pelo mesmo Departamento (IB-USP). Atualmente é docente no Departamento de Biologia e Zootecnia da UNESP de Ilha Solteira. Vem atuando na área de Fisiologia Comparativa e Fisiologia da Conservação, principalmente em temas relacionados ao metabolismo e aspectos ligados à remodelação de membranas em resposta a fatores abióticos, com projeto vinculado ao Programa FAPESP de Mudanças Climáticas. Dentro desta área deve-se destacar trabalhos que envolvem metabolismo de lipídeos e ácidos graxos, expressão gênica de enzimas elongases e dessaturases e efeito da temperatura na estrutura de membrana.

http://lattes.cnpq.br/6249875935542142

http://lattes.cnpq.br/6249875935542142

cristiele@gmail.com

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

Cristina de Oliveira M. Salles Gomes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (1994), Mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1999), Doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (2003) e Pos-doc em Imunologia pela Universidade de Cornell- Ithaca-NY. Atualmente é Professora Doutora no Departamento de Patologia da disciplina de Farmacologia e Toxicologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de imunologia e oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vacina anti-tumoral, células dendríticas, imunologia clínica, citometria de fluxo e neuroimunologia.

http://lattes.cnpq.br/3706472168485049

http://lattes.cnpq.br/3706472168485049

cmassoco@gmail.com

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Deborah Maria de Faria

Possui Graduação em Biologia pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e, entre 2008 e 2009, licença sabática no laboratório do Dr. Hugh Possingham, na University of Queensland, Australia. É professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Coordenada e orienta pelo PPG de Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) da UESC e do PPG em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia. Coordena projetos de pesquisa com enfoque em comunidades e espécies em paisagens antrópicas da região cacaueira do sul da Bahia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biologia da Conservação, área em que tem a maior concentração de artigos publicados. Atualmente é curadora da coleção de Chiroptera da UESC e atua nos seguintes temas: ecologia de morcegos, biodiversidade em paisagens antrópicas e sistemas agroflorestais, ecologia de espécies ameaçadas (Chaetomys subspinosus) e planejamento sistemático em conservação. Atualmente encontra-se em licença sabática na University of Leeds, Reino Unido, no laboratório do Dr. Keith Hammer. É lider do grupo REDE DE PESQUISA EM FUNCIONAMENTO ECOLÓGICO DE PAISAGENS FLORESTAIS ANTROPICAS, e coordena o Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação (LEAC).

http://lattes.cnpq.br/5110821848999124

http://lattes.cnpq.br/5110821848999124

deborahuesc@gmail.com

Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências Biológicas

Edison Luiz Durigon

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas-Mod. Médica pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (1978), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico clínico e molecular, Viroses humanas e animais, Vírus exantemáticos, Vírus respiratórios, Vírus Silvestres, Vírus emergentes e diversidade genética viral.

http://lattes.cnpq.br/0942014519604427

http://lattes.cnpq.br/0942014519604427

eldurigo@usp.br

Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo

Emerson Vieira

Emerson Monteiro Vieira concluiu o doutorado em Biologia (Ecologia) pela Universidade Estadual de Campinas em 1999 e o Pós-Doutorado em Biologia de Marsupiais no Dept. de Zoologia da Universidade de Sydney, Austrália, em 2006. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade de Brasília (UnB), além de bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nível 1C. Possui 66 artigos publicados ou no prelo em periódicos especializados em zoologia, mastozoologia, conservação e ecologia, além de mais de 70 trabalhos em anais e livros de resumos de eventos. Já produziu 16 capítulos de livros publicados no Brazil e no exterior e organizou 2 livros científicos já publicados. Seus trabalhos já receberem mais de 700 citações no ISI, com um Fator "H" igual a 17. Nos últimos 5 anos, participou de 7 eventos no exterior e 9 no Brasil. Já orientou 4 teses de doutorado e 18 dissertações de mestrado, além de ter co-orientado 2 teses de doutorado e outras 3 dissertações. Orientou também 12 trabalhos de iniciação científica e 13 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Zoologia e Ecologia animal. No momento, orienta 4 alunos de doutorado e 2 de mestrado e 3 de doutorado pela UnB, além de 1 aluno de Doutorado e 1 de Mestrado pela UESC (BA). Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Entre 2008 e 2014 coordenou 6 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 6 projetos de pesquisa. Atua na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Mastozoologia, principalmente história natural, ecologia e conservação de roedores e marsupiais. Foi eleito membro da Diretoria (tesoureiro) da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) nos biênios 2001-2003 e 2003-2005. Já foi coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de Brasília entre 2013 e 2015 e editor associado do periódico científico internacional Mammal Research (publicado pela Editora Springer). Em seu currículo Lattes, os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: PEQUENOS MAMÍFEROS, ROEDORES, MARSUPIAIS, CERRADO, MAMÍFEROS, FLORESTA COM ARAUCÁRIA, BRASIL, INTERAÇÃO ANIMAL-PLANTA e CONSERVAÇÃO.

http://lattes.cnpq.br/9763833123505443

http://lattes.cnpq.br/9763833123505443

emvieira@unb.br

Universidade de Brasília, Departamento de Ecologia

Fátima de L. S. Nunes Marques

Professora associada da Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e Doutora em Ciências (Física Computacional) pela Universidade de São Paulo. Livre-docente pela Universidade de São Paulo na área de Processamento Gráfico. Suas pesquisas são predominantemente na área de Computação, com ênfase em Realidade Virtual, Processamento de Imagens, Recuperação de imagens e modelos tridimensionais por conteúdo. Vários de seus trabalhos são aplicados na área de saúde, estabelecendo interfaces com a área de Engenharia Biomédica.

http://lattes.cnpq.br/8626964624628522

http://lattes.cnpq.br/8626964624628522

fatima.nunes@usp.br

Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Fernando Ribeiro Gomes

Possui graduação em zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor assistente doutor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Evolutiva.

http://lattes.cnpq.br/1661080331066793

http://lattes.cnpq.br/1661080331066793

frgomes@usp.br

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Gastón Andrés Fernandez Giné

Professor visitante na área de ecologia e membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA. Desenvolve pesquisas dentro de temas relacionados a ecologia comportamental e espacial, especialmente com movimentação, atividade, área de uso, distribuição e ocupação de mamíferos arborícolas neotropicais. Realizou pós-doutorado no PPGECB/UESC, doutorado em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado e Aperfeiçoamento em Produção Animal e graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente, desenvolve pesquisas com mamíferos folívoros da região sul da Bahia, destacando-se o ouriço-preto (Chaetomys subspinosus), o ouriço-amarelo (Coendou insidiosus) e a preguiça de coleira (Bradypus torquatus), bem como, outros mamíferos arborícolas da Mata Atlântica Central.

http://lattes.cnpq.br/0609595908210385

http://lattes.cnpq.br/0609595908210385

gastongine10@gmail.com

Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências Biológicas

Helton Bíscaro

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1998), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo(2001), doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo(2005) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2006). Atualmente é Docente da Universidade de São Paulo e Professor da Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Matemática da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Estrurura de Dados, Reconstrução, Nuvem de pontos, Complexos Simpliciais, Teoria de Morse Discreta.

http://lattes.cnpq.br/8794441658476782

http://lattes.cnpq.br/8794441658476782

heltonhb@usp.br

Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Luis Cesar Schiesari

É Biólogo (Universidade de São Paulo, 1991), Mestre em Zoologia (Universidade de São Paulo, 1996) e em Ecologia (Universidade de Michigan, EUA, 2000), Doutor em Ecologia e Biologia Evolutiva (Universidade de Michigan, EUA, 2004) e Livre-Docente em Ecologia (Universidade de São Paulo, 2010), com Pós-Doutorado em Ecotoxicologia (Universidade de Medicina Veterinária de Viena, Áustria, 2004). Atualmente é Professor Associado de Gestão Ambiental na Universidade de São Paulo (desde 2005) e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo (desde 2006). Sua linha de pesquisa foca na ecologia teórica e aplicada em sistemas aquáticos, em todos os níveis de organização biológica (atributos sub-individuais, indivíduo, população e comunidade), e aliando análise e reanálise de dados publicados, amostragens em campo, e experimentos em laboratório, mesocosmos e campo. Atualmente conduz pesquisas sobre a organização de comunidades e metacomunidades em sistemas aquáticos, bem como seus mecanismos reguladores. Dentro deste arcabouço vem investigando a ecologia dos ambientes modificados, com foco em sistemas agroindustriais, e especialmente no que diz respeito às consequências da contaminação por pesticidas e fertilizantes, de alterações hidrológicas, e de mudanças microclimáticas. Atua como referee de diversos periódicos internacionais de alto perfil, tais como Ecology, Journal of Animal Ecology, Functional Ecology, Journal of Tropical Ecology, Oecologia, Conservation Biology e Freshwater Biology, entre outros, além de agências nacionais e internacionais de financiamento de pesquisa.

http://lattes.cnpq.br/3043536104564941

http://lattes.cnpq.br/3043536104564941

lschiesa@usp.br

Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Luiz Gustavo Bentim Góes

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) e Especialização em Biologia Molecular pela Universidade de Taubaté (UNITAU) (2001 e 2003) e Mestrado em Morfologia, sub-área Biologia Celular, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2005). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia da Universidade de São Paulo e com Doutorado sanduíche no Exterior (bolsista CNPq) na Universidade do Colorado-Co-EUA,atuando no Brasil no laboratório de Virologia Clínica e Molecular do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Atualmente pós-doutorando no mesmo departamento tem experiência na área de Genética, Biologia Celular e Biologia Molecular com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos moleculares de detecção viral, detecção de vírus do papiloma, clonagem, cultura de células eucariotas, sistemas de expressão heteróloga, virus respiratórios humanos, coronavirus e virus emergentes.

http://lattes.cnpq.br/8150597496237770

http://lattes.cnpq.br/8150597496237770

lgbgoes@usp.br

Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo

Paulo Eduardo Artaxo Netto

Prof. Paulo Artaxo realizou sua graduação em Física pela USP (1977), mestrado em Física Nuclear pela USP (1980) e é Doutor em Física Atmosférica pela USP (1985). Trabalhou na NASA (Estados Unidos), Universidades de Antuérpia (Bélgica), Lund (Suécia) e Harvard (Estados Unidos). Atualmente é professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP. Trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos, poluição do ar urbana e outros temas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da World Academy of Sciences (TWAS) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Publicou mais de 450 trabalhos científicos e apresentou 1020 papers em conferências científicas internacionais. Tem mais de 17600 citações de seus trabalhos no ISI Web of Science com índice H de 73, e publicou 19 trabalhos nas revistas Science e Nature. Tem mais de 38600 citações no Google Scholar, com índice H no Google Scholar de 94. Coordenou dois Institutos do Milênio do CNPq, é membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e de 7 outros painéis científicos internacionais. É coordenador do Programa FAPESP de Mudanças Climáticas Globais, e membro do INCT Mudanças Climáticas. É representante da comunidade científica no CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Em 2004 recebeu um voto de aplauso do Senado Brasileiro pelo trabalho científico em meio ambiente na Amazônia. Em 2006 foi eleito fellow da American Association for the Advancement of Sciences. É membro da equipe do IPCC que foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007. Em 2007 recebeu o prêmio de Ciências da Terra da TWAS e o Prêmio Dorothy Stang de Ciências e Humanidades de 2007. Em 2009 foi agraciado com o título de Doutor em Filosofia Honoris Causa pela Universidade de Estocolmo, Suécia. Em 2010 recebeu o prêmio Fissan-Pui-TSI da International Aerosol Research Associations. Também recebeu em 2010 a Ordem do Mérito Científico Nacional, na qualidade de comendador. Em 2016 recebeu o Premio Almirante Álvaro Alberto outorgado pelo CNPq, Marinha, MCTI e Fundação Conrad Wessel. É Pesquisador Emérito do CNPq. Em 2017 recebeu o Prêmio Globo Faz a Diferença.

http://lattes.cnpq.br/3977660018939385

http://lattes.cnpq.br/3977660018939385

artaxo@if.usp.br

Universidade de São Paulo, Instituto de Física

Pedro Augusto Carlos Magno Fernandes

Professor Doutor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências (Fisiologia Geral) pelo Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fisiologia Geral, com ênfase em Cronobiologia, Neuroimunomodulação e Farmacologia.

http://lattes.cnpq.br/1958767971041405

http://lattes.cnpq.br/1958767971041405

pacmf2001@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Renata Guimarães Moreira Whitton

Possui mestrado (1995) e doutorado (1999) em Fisiologia pelo Programa de Fisiologia Geral do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Fez seu pós-doutoramento na mesma instituição entre 2000 e 2003, com uma bolsa- sanduíche de seis meses (FAPESP) na Memorial University of Newfoundland, Canadá. Atualmente é professora associada no Departamento de Fisiologia do IB-USP e colaboradora em projetos desenvolvidos com pesquisadores do Centro de Aquicultura da UNESP, Universidade de Mogi das Cruzes, Boku Universitat (Viena, Áustria), Universidad de Buenos Aires e Instituto de Pesca/SP. Atua na área da Fisiologia Comparativa, nas sub-áreas de metabolismo e endocrinologia de peixes com aplicação na área de piscicultura, além de estudos em ambientes impactados. Dentro destas áreas deve-se destacar trabalhos que envolvem metabolismo de lipídios e ácidos graxos, esteroides gonadais, gonadotropinas, efeitos de poluentes na fisiologia reprodutiva de peixes e projetos de fisiologia aplicada ao cultivo de peixes tropicais. Atua ainda em projeto com peixes marinhos, principalmente com o grupo de serranídeos, com aspectos morfo-fisiológicos do hermafroditismo, reprodução induzida e desenvolvimento larval, com apoio do CNPq e FAPESP, em projetos desenvolvidos no CEBIMar/USP. Credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Fisiologia Geral do IBUSP e Aquicultura do CAUNESP. É Pesquisadora Principal em Projeto Temático (FAPESP) "Impactos das Mudanças Climáticas e Ambientais sobre a fauna: uma abordagem integrativa".

http://lattes.cnpq.br/4352170261682357

http://lattes.cnpq.br/4352170261682357

renata.fish@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Renato Massaaki Honji

Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Santa Cecilia (UNISANTA - 2002) e graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas (Biologia Marinha) pela mesma Instituição (UNISANTA - 2003). Durante a graduação recebeu o prêmio de melhor aluno da XIV Turma de Ciências Biológicas da UNISANTA. Além disso, atuou na área de Oceanografia Biológica, subárea: Recursos Pesqueiros Renováveis (Peixes, Biologia Pesqueira e Reprodução de peixes marinhos) pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Possui Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Fisiologia Geral pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Durante o doutoramento, destaca-se um período na Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina (Outubro de 2009 à Março de 2010). Concluiu seu pós-doutoramento pelo Departamento de Fisiologia (IB-USP - 2014) e pelo "Departamento de Biodiversidad y Biología Experimental, Facultad de Ciencias Exactas y Naturales (FCEyN)" da UBA, Buenos Aires, Argentina (UBA, 2015); e atualmente é Pós-doutorando pelo Departamento de Fisiologia do IB-USP. Atua na área da Fisiologia Comparativa, principalmente em temas relacionados à Neuroendocrinologia e Endocrinologia reprodutiva em peixes teleósteos. Dentro desta área, destacam-se os trabalhos que envolvem à fisiologia da reprodução em peixes (eixo hipotálamo-hipófise-gônadas), fisiologia da conservação de espécies ameaçadas de extinção e trabalhos de fisiologia reprodutiva e metabólica aplicado ao cultivo de peixes tropicais. Atua na área de Aquicultura (Piscicultura), com ênfase em comportamento reprodutivo, diferenciação e determinação sexual, reprodução induzida e desenvolvimento larval de peixes. Tem experiência também na área de: Morfologia de grupos recentes (principalmente: morfofisiologia da gametogênese, glândulas endócrinas e sistema nervoso de peixes), Ecotoxicologia (influência de poluentes na fisiologia e comportamento de peixes) e Peixes da Zona Econômica Exclusiva - Score Sudeste-Sul (Biologia Pesqueira).

http://lattes.cnpq.br/4520316329641136

http://lattes.cnpq.br/4520316329641136

honjijp@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Vânia Regina de Assis

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - 2007), Mestre em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (USP - 2010). Doutora em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (USP - 2015). Atualmente Pós-Doutoranda na Universidade de São Paulo (USP). Experiência em Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Comparada, principalmente nos seguintes temas: Comportamento, Endocrinologia Reprodutiva, Estresse e Imunidade em Anfíbios Anuros.

http://lattes.cnpq.br/7212325572381022

http://lattes.cnpq.br/7212325572381022

v.regina.a@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

.............


Alunos


Adriana Maria Giorgi Barsotti

Possui graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (2006). Especializada em Biologia Animal pelo Programa de Aprimoramento Profissional (FUNDAP) realizado no Instituto Butantan (IBu). Experiência técnica (Bolsista CNPq) no Laboratório de Biologia Celular (INCTTOX-IBu).Mestre em Fisiologia Geral pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo junto ao Laboratório de Comportamento e Fisiologia Evolutiva. Atualmente é aluna de doutorado do Laboratório de Comportamento e Fisiologia Evolutiva sob orientação do Prof. Dr. Fernando Ribeiro Gomes. O projeto atual investiga a influência de xenobióticos sobre a imunocompetência e resposta a estressores em anfíbios anuros.

http://lattes.cnpq.br/6870451521907270

http://lattes.cnpq.br/6870451521907270

adriana33@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Alexandre Castellar

Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro (2007). Mestre em Biologia Celular e Molecular e Doutor em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Tem experiência nas áreas de Morfologia, Biologia Celular, Microscopia e Fisiologia Animal Comparada.

http://lattes.cnpq.br/7414781877204927

http://lattes.cnpq.br/7414781877204927

castellar.alexandre@gmail.com

Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro, UNESP

Antônio Carlos da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006) e mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Doutorando do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e estudante associado a Animal Behavior Society. Atua na área de Ecofisiologia, Comportamento Animal e Biologia Termal de Artrópodes.

http://lattes.cnpq.br/2571194804681996

http://lattes.cnpq.br/2571194804681996

acdsilva@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Bianca de Sousa Rangel

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (2015). Atualmente é mestranda em Fisiologia Geral do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), atuando na linha de pesquisa de Fisiologia Ecológica e Evolutiva, desenvolvendo projetos pelo Laboratório de Metabolismo e Reprodução de Organismos Aquáticos, com ênfase nos aspectos hormonais e metabólicos da gestação e investimento materno de raias vivíparas e influência hormonal em padrões migratórios de tubarões. Realiza ainda projetos de pesquisa na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ-USP), destacam-se os trabalhos com a morfologia do sistema gustativo e reprodutivo, dentição e dentículos orais de elasmobrânquios.

http://lattes.cnpq.br/4492933049709830

http://lattes.cnpq.br/4492933049709830

biarangel.sea@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Bruno Cavalheiro Araújo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (2006). Especializado em biologia marinha pela Universidade de Taubaté (2008). Experiência técnica (Bolsista FAPESP TT3) no Laboratório de Reprodução e Metabolismo de Organismos Aquáticos (LAMEROA). Mestre em Fisiologia Geral pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) Doutorando em Fisiologia Geral pelo mesmo instituto, tendo realizado estágio de pesquisa no Marine and Atmospheric Research (CMAR - CSIRO/Austrália) na área de nutrição de organismos marinhos. Atua junto ao LAMEROA na realização de análises metabólicas (proteínas, lipídios e ácidos graxos) e moleculares (sequenciamento e expressão gênica). Tem experiência na aplicação de técnicas metabólicas e moleculares na reprodução e nutrição de peixes marinhos.

http://lattes.cnpq.br/7292188023411657

http://lattes.cnpq.br/7292188023411657

bru.biol1@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Carla Bonetti Madelaire

Bióloga bacharel e licenciada pela Universidade Estadual Paulista (Botucatu), mestre e aluna de doutorado pelo depto de Fisiologia Geral da Universidade de São Paulo. Integrante dos Laboratórios "Comportamento e Fisiologia Evolutiva" e "Parasitologia de Animais Silvestres". Investiga aspectos referentes a Ecoimunologia, sazonalidade de parâmetros fisiológicos, tais como metabolismo, parasitismo e reprodução; e comportamento vocal em anfíbios anuros.

http://lattes.cnpq.br/8795022240490745

http://lattes.cnpq.br/8795022240490745

cmadelaire@yahoo.com.br

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Carlos Eduardo Tolussi

Mestre em fisiologia geral pelo Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Participou como professor tutor e orientador dos trabalhos de conclusão de curos da rede São Paulo de Formação Docente, no Curso de Especiealização de Ensino de Ciências para Professores de Ciências e como orientador no mesmo curso, pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutorando Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, tendo como foco do trabalho avaliar as possíveis modificações em peixes viventes em ambientes impactados podem causar nos hormonais e/ou no metabolismo energético envolvido no processo de produção da vitelogenina.

http://lattes.cnpq.br/0841392618535968

http://lattes.cnpq.br/0841392618535968

ctolussi@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Eleonora Aguiar De Domenico

Possui graduação em Ciências Biológicas, Universidade de São Paulo, Brasil (2004) e mestrado em Zoologia, Universidade de São Paulo, Brasil (2008). Esta cursando doutorado em Fisiologia Geral, Universidade de São Paulo, Brasil (desde 2012). Atua na área de Herpetologia, História Natural, Ecofisiologia, Fisiologia Evolutiva e Ecotoxicologia.

http://lattes.cnpq.br/8929996769364588

http://lattes.cnpq.br/8929996769364588

eleonora@usp.br

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Faride Del Carmen Lamadrid Feris

Possui graduação em Biología pela Universidad Del Atlantico(2006) e mestrado em Ciencias Biológicas pela Universidad de los Andes Colombia(2012). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Geral.

http://lattes.cnpq.br/0903128254600581

http://lattes.cnpq.br/0903128254600581

faridelamadrid@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Gabriela Brambila de Souza

Possui graduação em Medicina Veterinária (2010) pela Universidade Cruzeiro do Sul . Possui mestrado (2015) em Fisiologia Geral pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Doutoranda do Centro de Aquicultura da UNESP (CAUNESP). Realizou estágio curricular em reprodução e nutrição de peixes de água doce em instituições como: UPD Campos do Jordão, UFV, Caunesp e USP. Atuou como técnica com bolsa TT3 da FAPESP no departamento de fisiologia do IB-USP. Atua na área de Fisiologia, principalmente nos seguintes temas: fisiologia da reprodução e reprodução de peixes.

http://lattes.cnpq.br/7422934981849433

http://lattes.cnpq.br/7422934981849433

gabriela.brambila@gmail.com

Centro de Aquicultura da UNESP, CAUNESP

Gustavo Adolfo Agudelo Cantero

Possui graduação em Biologia pela Universidad Del Valle (Colômbia) . Trabalhou como Jovem Pesquisador da Colciências na Universidad del Valle. Aluno de Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia Geral) (2014 - Atual) pela Universidade de São Paulo, Brasil. Sua pesquisa envolve interfases entre Ecofisiologia, Biologia Evolutiva e Biologia da Conservação, com um particular interesse em Herpetologia. Seus intereses de pesquisa têm foco nas interações entre os organismos e seu ambiente (biótico e abiótico), principalmente em termos de seleção natural. Assim, sua pesquisa envolve duas perspectivas principais: 1) Uma abordagem mecanicista integrativa da variação fenotípica de caracteres fisiológicos no nível organismal e os significado dessa variação em níveis superiores de organização biológica; e 2) uma abordagem evolutiva de como os caracteres fisiológicos respondem à seleção natural em termos de plasticidade fenotípica e adaptação. Também, seus interesses compreendem toxinas e venenos em um contexto ecológico e evolutivo como foram adquiridos pelos animais através da árvore da vida, e os possíveis usos para propósitos médicos e farmacológicos.

http://lattes.cnpq.br/4696822451915257

http://lattes.cnpq.br/4696822451915257

gustavo.a.agudelo@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Isabel C. Pereira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (2005) e mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (2009). No momento é doutoranda na área de Fisiologia, com ênfase em metabolismo energético, na Universidade de São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/7502387760194708

http://lattes.cnpq.br/7502387760194708

belcristina@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Jesús Eduardo Ortega Chinchilla

Possui graduação em Biología pela Universidad Industrial de Santander(2003) e mestrado em Ciencias Biológicas pela Universidad de los Andes Colombia(2008). Tem experiência na área de Fisiologia.

http://lattes.cnpq.br/3141855071467194

http://lattes.cnpq.br/3141855071467194

chucho.ortega@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

João Paulo Silva Pinheiro

Doutorando do programa de pós-graduação em Ciências (Fisiologia Geral) do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), em que atua na linha de pesquisa: Fisiologia Ecológica e Evolutiva. Atua como tutor a distância e foi professor pesquisador II do curso de Ciências Biologicas da UECE - UAB. Mestre em Ciências Veterinárias (2014) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em que atuou na linha de pesquisa: Biotecnologia da Reprodução de Peixes. Licenciado em Ciências Biológicas pela UECE (2012), no qual participou de projetos de iniciação científica e monitoria acadêmica da disciplina de Histologia e Embriologia Animal Comparada. Possui experiência nas áreas de Biologia Geral, Biotecnologia, Fisiologia, Zoologia dos Cordados e Histologia e Embriologia Animal Comparada.

http://lattes.cnpq.br/2807515027477586

http://lattes.cnpq.br/2807515027477586

joaopaulospinheiro@yahoo.com.br

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Juan Manuel Carvajalino Fernández

Possui graduação em Biologia - Universidad del Magdalena - Colômbia (2007) e mestrado em Mestrado em Ciencias - Ecologia - UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA - Colômbia (2010). Atualmente é Doutorando em Fisiologia (2012) da Universidade de São Paulo, na Área de Ecofisiología trabalhando com temperaturas extremas en Rãs da América do sul.

http://lattes.cnpq.br/9355170039217967

http://lattes.cnpq.br/9355170039217967

juanmacarvajalino3@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Laura Camila Cabanzo

Possui graduação em Biologia pela Universidad Industrial de Santander(2011). Tem experiência na área de Ecologia.

http://lattes.cnpq.br/8772862577947517

http://lattes.cnpq.br/8772862577947517

lcami.cabanzo10@ib.usp.br

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Lucia Velarde Cabrera

Graduação em Ecologia pela UNESP - Campus de Rio Claro/SP (2013) Mestrado em curso no Departamento de Zoologia da UNESP - Campus de Rio Claro/SP (2013).

http://lattes.cnpq.br/5604703727268191

http://lattes.cnpq.br/5604703727268191

luciavc89@gmail.com

UNESP - Campus de Rio Claro/SP

Mariana Zanotti Tavares de Oliveira

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e mestrado em andamento em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência nas áreas de Fisiologia Animal Comparada, Educação e Zoologia, com ênfase em Vertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, conservação e educação.

http://lattes.cnpq.br/4023309425525860

http://lattes.cnpq.br/4023309425525860

zto.mariana@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Matheus Viola Fernandes

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Iniciação cientifica pelo Instituto Oceanográfico de São Paulo (IO/USP) e Mestrado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Experiência na área de Ecologia e Fisiologia animal.

http://lattes.cnpq.br/7779590951049040

http://lattes.cnpq.br/7779590951049040

fernandesviola@hotmail.com

UNESP

Priscilla Zangrandi

Possui graduação em Ciências Biológicas (modalidade Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Ecologia pela UFRJ (2011). Possui experiência em demografia e dinâmica de populações, com ênfase em pequenos mamíferos da Mata Atlântica.

http://lattes.cnpq.br/6183820840158501

http://lattes.cnpq.br/6183820840158501

priscillalz@gmail.com

Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília

Renata Ibelli Vaz

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda no laboratório de Ecofiisiologia e fisiologia evolutiva no Departamento de Fisiologia Geral, Instituto de Biociências, USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Manejo e conservação de animais silvestres; manejo de anfíbios e répteis em cativeiro; conservação de anfíbios, fisiologia de anfíbios.

http://lattes.cnpq.br/2956679638665918

http://lattes.cnpq.br/2956679638665918

rezinha.vaz@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Stefanny Christie Monteiro Titon

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba - Licenciatura (2007) e Bacharelado (2010). Mestre em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo (2013). Tem experiência em fisiologia animal com ênfase em imunologia e fisiologia do sistema endócrino associada à reprodução e stress. Estudou a relação entre o comportamento reprodutivo, endocrinologia e imunidade em anfíbios. Atualmente é estudante de doutorado em Fisiologia Geral da Universidade de São Paulo, estudando imunidade e endocrinologia em anfíbios.

http://lattes.cnpq.br/5626384090202030

http://lattes.cnpq.br/5626384090202030

stefannychristie@gmail.com

Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo