Núcleo de Apoio à Pesquisa – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Português Inglês Espanhol

INCLINE | Subprojeto: Macrometrópole paulista, governança ambiental e mudanças climáticas


..........................


Coordenadores


Pedro Roberto Jacobi

Pedro Roberto Jacobi é sociólogo, Mestre em Planejamento Urbano pela Harvard University, Doutor em Sociologia pela USP e Livre Docente em Educação. Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós- Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM-USP). Pesquisador 1A do CNPq. Presidente da CPG do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo. Presidente da CPG do Instituto de Eletrotécnica e Energia.

Co-Editor da revista Ambiente e Sociedade desde 1997. Membro do grupo de Trabalho – Ciências Ambientais do IEA/USP.

Presidente do Conselho de ICLEI- Brasil. Presidente do Conselho do Instituto 5 Elementos -Educação para a Sustentabilidade. Membro da Rede Waterlat. Presidente da ANPPAS – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (200-20040. Membro do Conselho Diretivo da ANPPAS (2006-2010).

Pesquisador nos temas: movimentos ambientais e sociedade civil, participação social e governança ambiental, aprendizagem social e meio ambiente, governança da água, política ambiental urbana e metropolitana, educação para a sustentabilidade, metodologias participativas e meio ambiente, educação e mudança climática.

Coordenador de Projeto Alfa sobre Governança da Agua (2005-2009) integrado por universidades e centros de pesquisa do Brasil, Chile, Bolívia, Colombia, França, Inglaterra e Holanda, cujo objetivo é de constituir uma rede acadêmica sobre governança ambiental com ênfase na gestão de bacias periurbanas em metrópoles na América Latina no seu diálogo com as experiências européias para contribuir na consolidação de dinâmicas regionais que estimulem intercâmbios e reforços mútuos na formação acadêmica.

Projetos concluídos nos últimos anos: Negowat (Negotiation of Water Conflicts in Peri Urban Basins, apoiado pela Comunidade Europeia, 2002-2006); Twin Basins (Environmental Participation in Water Management in Metropolitan Sao Paulo, CIDA/Canada, 2003-2007).

Coordenador do Grupo de Pesquisa Governança Ambiental –USP (GovAmb–USP) que agrega professores do PROCAM e de unidades da USP e aborda as problemáticas associadas com a governança ambiental, com ênfase nos temas governança da água, valoração ambiental, pegada hídrica, aprendizagem social e governança de recursos naturais, mudança climática e políticas públicas ambientais, governança ambiental urbana e metropolitana, educação para a sustentabilidade.

http://lattes.cnpq.br/6799067928413168

http://lattes.cnpq.br/6799067928413168

prjacobi@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.

...................................................


Pesquisadores Colaboradores


Alexander Turra

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1994), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Ecologia Marinha, Oceanografia Biológica e Gerenciamento Costeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo e conservação marinha; Impacto ambiental marinho. Ecologia de populações marinhas, com ênfase em caranguejos ermitões; Estrutura e organização de comunidades marinhas.

http://lattes.cnpq.br/9028595280598723

http://lattes.cnpq.br/9028595280598723

turra@usp.br

Universidade de São Paulo, Instituto Oceanográfico, Departamento de Oceanografia Biológica

Alexandre Toshiro Igari

É docente no curso de bacharelado em Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), nas áreas de Administração e Finanças aplicadas à Gestão Ambiental e de Economia Ecológica. Também atua como docente, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS - EACH-USP). Possui doutorado em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), com estágio de doutorado sanduíche concluído na Universidad de Alicante (Espanha). Simultaneamente ao período de doutorado sanduíche, cursou e obteve o mestrado europeu em Gestión y Restauración del Medio Natural pela Universidad de Alicante em 2012. Titulou-se como bacharel em Ciências Biológicas pelo IB-USP em 2005, e como bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em 1995.

http://lattes.cnpq.br/5667978492643705

http://lattes.cnpq.br/5667978492643705

alexandre.igari@usp.br

EACH/USP

Gina Rizpah Besen

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), mestrado em Saúde Pública - área de Saúde Ambiental pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Ciências- Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública -Universidade de São Paulo (2011). Realizou o pós doutorado no Instituto de Energia e Ambiente - IEE, Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da USP. Pesquisadora do Projeto Temático Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista.Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Consumo Sustentável, e Resíduos Sólidos, atuando em pesquisas acadêmicas, políticas públicas, publicações e atividades de capacitação nos seguintes temas: resíduos sólidos, responsabilidade socioambiental, cooperativas de catadores, indicadores de sustentabilidade, gestão compartilhada de resíduos sólidos e coleta seletiva. Editora Associada da Revista Ambiente e Sociedade.

http://lattes.cnpq.br/8550871208092441

http://lattes.cnpq.br/8550871208092441

rizpah@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental

Kauê Lopes dos Santos

Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com período como Pesquisador Visitante na University of California, Berkeley (UC Berkeley). Mestre em Habitat pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Bacharel em Geografia pela FFLCH-USP e Licenciado em Geografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Tem experiência em Geografia e Urbanismo, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia Urbana e Planejamento Urbano. Atualmente, desenvolve pesquisa entorno de temas associados aos territórios do Sul Global (em especial na África ao Sul do Saara e na América Latina), atentando a suas economias e periferias urbanas.

http://lattes.cnpq.br/3616621621327336

http://lattes.cnpq.br/3616621621327336

kauegeo@gmail.com

IEE/USP

Klaus Frey

É "Diplom-Verwaltungswissenschaftler" - mestre em Ciências da Administração (1989) - e Doutor em Ciências Sociais (1997), ambos pela Universität Konstanz/Alemanha. Fez pós-doutorado no Instituto de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Tecnológica de Berlin, Alemanha (fevereiro 2007 - fevereiro 2008). Foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná de 2000 até março de 2011, quando assumiu o cargo de Professor Titular em Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC (UFABC), onde é professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território e em Políticas Públicas, programa que está coordenado desde 01/2014. Foi Professor Visitante na Universidade Piloto da Colômbia no mestrado de Gestão Urbana em 2012 e na Universidade Milano-Bicocca no Programa de Pós-Graduação em Programmazione e Gestione delle Politiche e dei Servizi Sociali (PROGREST) em 2015 e 2016. Foi membro do Comitê Cientifico do IV World Planning Schools Congress (WPSC), realizado entre 3 e 8.7.2016 na UFRJ/Rio de Janeiro. É Pesquisador CNPq e tem experiência nas áreas de Ciência Política e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em gestão urbana e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Governança pública; análise institucional; relações intergovernamentais; redes de políticas públicas; democracia e participação; políticas públicas e sua análise, desenvolvimento sustentável.

http://lattes.cnpq.br/5464905377022626

http://lattes.cnpq.br/5464905377022626

klaus.frey@ufabc.edu.br

Universidade Federal do ABC

Leandra Regina Gonçalves Torres

Com uma formação interdisciplinar, tenho especial interesse em políticas públicas ambientais, instituições internacionais e manejo de recursos comuns, em um contexto de desenvolvimento sustentável e da governança ambiental. Atualmente fazendo pos-doutorado no Instituto Oceanográfico da USP. Possuo Doutorado pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, onde pesquisei sobre acordos internacionais de pesca e a interface entre a ciência e a política. Graduei em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP e em seguida dei início ao Mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas/ Mestrado em Biologia e Comportamento Animal, concluído em março de 2006. Também participei de algumas Ongs, como o Greenpeace, a Fundação SOS Mata Atlântica, trabalhando principalmente com políticas ambientais. Sou pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade de Campinas, integrando o grupo de pesquisa da Plataforma Brasileira sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES). Atuo como pesquisadora no Projeto de Governança do Sistema da Terra e sou Autora Principal (Efetividade das Políticas Ambientais) para o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (PNUMA) no Global Environment Outlook 6.

http://lattes.cnpq.br/8461942312318325

http://lattes.cnpq.br/8461942312318325

goncalvesleandra@gmail.com

Instituto Oceanográfico da USP

Leandro Luiz Giatti

Professor Associado no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Sao Judas Tadeu (1996), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, área de concentração Saúde Ambiental (2000 e 2004). Pesquisador CNPq nível 2, bolsa de produtividade em pesquisa. Orientador permanente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública/FSP-USP. Orientador permanente e membro da comissão de coordenação do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade/FSP-USP. Editor adjunto da revista Ambiente & Sociedade. Atua na coordenação de sub-projeto de pesquisa junto ao INCLINE - INterdisciplinary CLimate INvEstigation Center. Membro da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Saúde Pública - USP. Pesquisador colaborador no grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados/IEA-USP e no Centro de Estudos de Governança Socioambiental - IEE/USP. Foi pesquisador visitante no Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz/Amazônia entre 2005 e 2009. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de sustentabilidade ambiental e de saúde, saneamento, ciência pós-normal, pesquisa-ação, nexos de sustentabilidade, promoção da saúde e governança socioambiental e em saúde.

http://lattes.cnpq.br/7596494543629391

http://www.fsp.usp.br

lgiatti@usp.br

Faculdade de Saúde Pública - USP

Luciana Rodrigues F. C. Travassos

Docente do Bacharelado de Planejamento Territorial e do Bacharelado em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado e doutorado em Ciência Ambiental pela mesma universidade (2005 e 2010). Foi assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, USP, do Instituto Mauá de Tecnologia e do Centro Universitário FIAM/FAAM e pesquisadora do Laboratório de Urbanismo da Metrópole, LUME-FAUUSP. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nas questões ambientais do meio urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: drenagem urbana, planejamento ambiental urbano, políticas públicas, meio ambiente urbano e sustentabilidade ambiental.

http://lattes.cnpq.br/7481312139052677

http://lattes.cnpq.br/7481312139052677

luciana.travassos@ufabc.edu.br

Universidade Federal do ABC

Luciana Yokoyama Xavier

Possui graduação no curso de Bacharelado em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Ciências, com ênfase em Oceanografia Biológica (2010) e atualmente é aluna de doutorado do Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do IOUSP. Área de trabalho: gestão costeira; planejamento ambiental; participação popular na gestão.

http://lattes.cnpq.br/6050592080493829

http://lattes.cnpq.br/6050592080493829

lucianayx@gmail.com

Universidade de São Paulo, Instituto Oceanográfico

Paulo Antonio de Almeida Sinisgalli

Possui graduação em Engenharia Civil e Sanitária pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1984), mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui pós-graduação em Environmental Management pela Universidade Técnica de Dresden - Alemanha (1989/1990) e foi Visiting Student na Universidade de Kent at Cantembury na Inglaterra (1999/2000). É credenciado nos programas de pós-graduação da USP: Ciência Ambiental e Modelagem de Sistemas Complexos. Fez pós-doutorado na Universidade de Wageningen na Holanda em Gestão Participativa de Recursos Hídricos. Atua nas áreas de Economia Ecológica e Gestão de Recursos Hídricos.

http://lattes.cnpq.br/1758254967187398

http://lattes.cnpq.br/1758254967187398

psinisgalli@usp.br

Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades e PROCAM/IEE/USP

Pedro Henrique Campello Torres

Atualmente é Pós-Doutorando no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador do Projeto Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista face a vulnerabilidade climática. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade PUC-Rio (bolsista CAPES), tendo sido Visiting Student Research Collaborator (Doutorado Sanduíche-CAPES) na Princeton University. Historiador (PUC-RIO), Especialista (Lato Sensu) em Política e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Áreas de interesse - Ciências Sociais: Sociologia (Pensamento Social Brasileiro, Sociologia Urbana) ; História (História do Brasil, História Urbana e do Urbanismo) e Planejamento Urbano e Meio Ambiente; Experiência profissional em organizações do terceiro setor como Greenpeace, ITDP, ICLEI, entre outras, em projetos para área sustentável. Experiência como Assessor Técnico do Departamento de Planejamento Ambiental (DEPLAN) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo - Secretário Executivo do Plano Municipal da Mata Atlântica.

http://lattes.cnpq.br/4299440848442844

http://lattes.cnpq.br/4299440848442844

phcampellotorres@gmail.com

IEE/USP

Renata Ferraz de Toledo

Graduada em Ciências Biológicas (Modalidade Licenciatura) pela UNESP, campus de Botucatu-SP (1997); Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública USP (1999); Mestre (2002) e Doutora (2006) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Possui Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da USP (2013). Orientadora e Professora do Programa de Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP. Editora adjunta da Revista Ambiente & Sociedade. Professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família, do Centro Universitário São Camilo. Professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Meio Ambiente e Sociedade, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESP. Experiência nas áreas de Promoção e Educação em Saúde, Educação Ambiental, Saúde Ambiental e Metodologias Participativas.

http://lattes.cnpq.br/9353356185041966

http://lattes.cnpq.br/9353356185041966

renataft@usp.br

Faculdade de Saúde Pública - USP

Samia Nascimento Sulaiman

Pós-doutoranda em Planejamento e Gestão do Território, Universidade Federal do ABC. Pós-Doc em Ciências Ambientais, Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (SP), Doutora e Mestre em Educação (USP), Mestrado em Planejamento e Gestão de Riscos Naturais, Universidad de Alicante, Espanha. Graduação e Licenciatura em Letras (USP). Pesquisadora do Laboratório de Gestão de Risco (LabGRis), UFABC. Pesquisadora do Projeto Temático FAPESP "Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista (2017-2022), IEE-USP. Colaboradora no Centro Regional de Mudanças Climáticas e Tomada de Decisão (UNITWIN). Experiência em Pesquisa, Extensão e Consultoria, com publicações científicas e materiais educativos, em Educação Ambiental, Sustentabilidade, Mobilização social, Gestão de Riscos, Participação Social. Experiência como docente nos ensino fundamental, médio, técnico e superior.

http://lattes.cnpq.br/9850909737590184

http://lappes.iee.usp.br/lappes/

samia.sulaiman@gmail.com

Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

Sandra Irene Momm Schult

Possui graduação em Arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Regional de Blumenau (2000) e doutorado em PROCAM - Interunidades em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional , com ênfase em Planejamento de Bacia Hidrográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, recursos hídricos, política urbana e planejamento territorial.

http://lattes.cnpq.br/2553716340194286

http://lattes.cnpq.br/2553716340194286

sandra.momm@ufabc.edu.br

UFABC - Universidade Federal do ABC

Tatiana Gomes Rotondaro

Tatiana Rotondaro é Professora de Sociologia do Departamento de Economia (FEA/EAE) e do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE), ambos pertencentes à Universidade de São Paulo (USP). É graduada em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Sociologia também pela UNICAMP e doutora em Sociologia pelo Instituto Universitários de Pesquisas do RJ (IUPERJ), com período de sanduíche na Universidade de Exeter, no centro Genomics for Society (Egenis). Participa como Pesquisadora no IEA - Instituto de Estudos Avançados, da USP, atua como Pesquisadora Colaboradora no GovAmb ? Laboratório de Governança Ambiental (USP) e no Núcleo de Teoria Social e América Latina do Iesp (NETSAL). E atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Ciência, Tecnologia e Inovação (novas tecnologias); Sociologia Ambiental; Teoria Sociológica e Sociologia Econômica.

http://lattes.cnpq.br/8967954875891336

http://lattes.cnpq.br/8967954875891336

tatiana.rotondaro@usp.br

FEA/USP e PROCAM/IEE/USP

Vanessa Lucena Empinotti

Engenheira Agrônoma, Vanessa Empinotti desenvolve pesquisa em governança socioambiental, com foco em arranjos institucionais, processos participativos e ferramentas de gestão dentro da perspectiva da Ecologia Política. Atualmente é Professora Adjunta de Planejamento e Política Rural na Universidade Federal do ABC, onde é vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, ao Bacharelado em Planejamento Territorial e ao Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território. Colabora como pesquisadora associada do Centro de Estudos em Governança Ambiental, GovAmb no IEE/USP e no Laboratório de Análise Ambiental e Geoprocessamento do CENA/USP. Atualmente coordena os projetos sobre Transparência na Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil e Arranjos Institucionais e a Governança da Água na Bacia do Alto Xingu. Vanessa é doutora em Geografia, com especialização em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Colorado em Boulder, EUA, mestre em Ciência dos Solos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com graduação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

http://lattes.cnpq.br/6212045957387120

http://lattes.cnpq.br/6212045957387120

empinotti@gmail.com

PROCAM/IEE/USP

Wilson Cabral de Sousa Júnior

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1996), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Phd Sandwich pelo Institute Of Latin American Studies - University of London (2002). Atualmente é professor adjunto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Gestão de Recursos Hídricos e Economia Ambiental e Ecológica, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem hidrológica, modelagem ambiental e ecológica, instrumentos econômicos de gestão ambiental, estudos de impactos ambientais e análise econômico-ambiental de empreendimentos de infraestrutura.

http://lattes.cnpq.br/8987255813061182

http://lattes.cnpq.br/8987255813061182

wilson.cabral.ita@gmail.com

ITA/Departamento de Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental

.............


Alunos


Marianne Karin Biben Frederick

Graduada em biologia e biomédicas em 1988 e 1989. Possui mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Fez especialização em Jornalismo Científico, sendo bolsista do Programa Mídia Ciência da Fapesp, com o tema da Divulgação do Programa Genoma da Cana da Fapesp. Concluiu especialização em fermentação contínua para produção de etanol combustível e sua inserção no cenário do setor sucroalcooleiro em 2010. Concluindo a especialização em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa.Trabalha desde 2002 em Gestão do Conhecimento e Redes de Cooperação, no setor publico, na Organização Panamericana da Saúde (BIREME/OPAS) de 2002 a 2008, na Biblioteca Municipal Mario Schenberg da Secretaria da Cultura de Sao Paulo de 2007 a 2008, e no setor privado, na gerencia Corporativa de SMS da Petrobras, de 2010 a 2011. Foi assessora técnica de projetos de inclusão na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) de São Paulo em 2016. Atualmente trabalha como consultora em Gestão e Difusão do Conhecimento, Sustentabilidade e Responsabilidade Social e doutoranda do Programa de Ciência Ambiental (PROCAM) do IEE/USP.

http://lattes.cnpq.br/6953923195019235

http://lattes.cnpq.br/6953923195019235

mariannekbf@gmail.com

PROCAM/IEE/USP

Sophia Bujnicki Neves Picarelli

Possui Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental, com ênfase em Gestão Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2009). Graduada em curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Senac (2005). Com mais de 10 anos de experiência na área ambiental, no setor público, privado e terceiro setor. Atua principalmente em temas relacionados à sustentabilidade de áreas urbanas, como gestão integrada de recursos hídricos, mudanças climáticas, biodiversidade, e governança.

http://lattes.cnpq.br/4305339545478822

http://lattes.cnpq.br/4305339545478822

sophia.picarelli@iclei.org

PROCAM/IEE/USP