Núcleo de Apoio à Pesquisa – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Português Inglês Espanhol

INCLINE | Subprojeto: Economia das mudanças climáticas


..........................


Coordenadores


Carlos Roberto Azzoni

Economista (Associação Padre Anchieta de Ensino, 1971), Mestrado (1975) e Doutorado em Economia (1982), IPE, FEAUSP. Professor da FEAUSP desde 1973; Livre-Docente desde 1985; Professor Titular desde 1995. Foi chefe do Departamento de Economia, vice-diretor e diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Distinguished Visiting Professor, University of Illinois (2012). É membro do Conselho de Relações Internacionais da USP, do Conselho Deliberativo do Instituto de Relações Internacionais da USP e do Overseers Committee of the Lemann Institute for Brazilian Studies, University of Illinois. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade regional, desigualdade de renda, convergência, distribuição de renda e decisões de investimento. Foi membro do conselho científico da Regional Science Association International, foi fundador e é membro do Conselho Superior da ABER - Associação Brasileira de Estudos Regionais e da Regional Science Association of the Americas. É membro de conselhos editoriais de 4 revistas internacionais e de 6 nacionais. É parecerista de 15 revistas internacionais e de 12 revistas nacionais. Tem Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq; é pesquisador do INCLINE - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP; é pesquisador do INCT Mudanças Climáticas, com apoio do CNPq e da Fapesp.

http://lattes.cnpq.br/7555125918098797

http://lattes.cnpq.br/7555125918098797

cazzoni@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Eduardo Amaral Haddad

Eduardo Amaral Haddad é Professor Titular do Departamento de Economia da FEA/USP, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana e Equilíbrio Geral Aplicado. Sua principal linha de pesquisa inclui-se no campo de análise regional, com especial interesse na especificação, implementação e aplicação de modelos econômicos inter-regionais. Em seus trabalhos, tem tido a preocupação em utilizar estes instrumentais analíticos para formulação e avaliação de políticas econômicas, com especial interesse no caso brasileiro. A questão regional, em que se consideram a distribuição da atividade e da renda no espaço econômico nacional e suas interações espaciais, tem sido a linha mestra de sua produção acadêmica, desde suas primeiras incursões, ainda na graduação, até os trabalhos mais recentes. Dentro desta linha de pesquisa, outros projetos relacionam-se intimamente a seus interesses, especialmente na área de modelos econômicos de grande escala. Possui experiência como consultor de agências internacionais de desenvolvimento, tais como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, OECD, Nações Unidas (PNUD, PNUMA) e Joint Africa Institute. O Professor Haddad é o autor do livro ?Regional Inequality and Structural Changes: Lessons from the Brazilian Experience? (Ashgate, 1999) e possui diversas publicações, nacionais e internacionais, sobre análise de insumo-produto inter-regional, modelos de equilíbrio geral computável e vários aspectos do desenvolvimento regional brasileiro. Também possui contribuições relevantes nas áreas de ciência regional e desenvolvimento econômico. Foi Coordenador de Pesquisas (2002-2005) e Diretor de Pesquisas (2005-2013) da FIPE. Atuou também como Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais (ABER) e da Regional Science Association of Americas RSAmericas). De janeiro de 2014 a julho de 2015 passou 18 meses desenvolvendo pesquisa na International Economics Section do Departamento de Economia da Universidade de Princeton, e na Edward J. Bloustein School of Planning and Public Policy, na Universidade Rutgers. É membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

http://lattes.cnpq.br/1343302903420183

http://www.usp.br/nereus

ehaddad@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

...................................................


Pesquisadores Colaboradores


Alexandre Alves Porsse

Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (1996), Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente trabalha como Professor Adjunto do Departamento de Economia da UFPR. Exerceu o cargo de Secretário Adjunto do Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul entre 2009 e 2010 e de Assessor da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul entre 2007 e 2008. Sua principal linha de pesquisa está inserida no campo da Economia Regional, com ênfase no desenvolvimento e aplicação de modelos de equilíbrio geral para análise de políticas econômicas. Seus trabalhos caracterizam-se principalmente pela aplicação das abordagens de insumo-produto e de equilíbrio geral computável para subsidiar o processo de formulação e avaliação de políticas governamentais nas áreas de planejamento econômico regional e política fiscal. Também desenvolve estudos com foco em convergência e desigualdade de renda utilizando técnicas de econometria espacial. Sua agenda de pesquisa recente compreende o estudo dos impactos econômicos da mudança demográfica no Brasil numa perspectiva regional, cujo principal objetivo é avaliar as implicações do processo de transição demográfica brasileiro sobre a estrutura produtiva e a dinâmica das regiões no espaço nacional nas próximas décadas.

http://lattes.cnpq.br/3317763390163110

http://lattes.cnpq.br/3317763390163110

porsse@gmail.com

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Economia

André Luis Squarize Chagas

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo(2000), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo(2004) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo(2009). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Revisor de periódico da Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas (0101-4161), Revisor de periódico da Revista de Economia Aplicada, Revisor de periódico da Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), Revisor de periódico da Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Inovação, Revisor de periódico da Revista ANPEC e Pesquisador da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA - USP (RP). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana. Atuando principalmente nos seguintes temas:Cana-de-açúcar, Cointegração, Econometria de Séries de Tempo, ECONOMETRIA ESPACIAL, Economia Regional e Economia Agrícola.

http://lattes.cnpq.br/9393232413376568

http://lattes.cnpq.br/9393232413376568

achagas@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Ariaster Baumgratz Chimeli

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Masters of Science in Policy Economics - University of Illinois Urbana-Champaing (1995), doutorado em Economia - University of Illinois at Urbana-Champaing (2001) e pós doutorado na Columbia University (2001-2003). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Lecionou na Ohio University, Columbia University e University of Illinois at Urbana-Champaign antes de se tornar professor de economia na FEA-USP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico e meio ambiente, desmatamento de florestas tropicais, variabilidade e mudança climática, energia renovável, poluicao do ar e environmental Kuznets curve.

http://lattes.cnpq.br/5577138712196307

http://lattes.cnpq.br/5577138712196307

ariasterchimeli@gmail.com

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Danilo Camargo Igliori

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Economia Aplicada (Dep. of Land Economy) - University of Cambridge (2001) e doutorado em Economia Aplicada (Dep. of Land Economy) - University of Cambridge (2006). Seu interesses de pesquisa incluem economia espacial, desenvolvimento economico, clusters industriais, conservação e desmatamento, mercado imobiliário, inovação e indústrias criativas.

http://lattes.cnpq.br/9737801214267926

http://lattes.cnpq.br/9737801214267926

digliori@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Edson Paulo Domingues

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995), mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998) e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (2002), com Doutorado-sanduíche na Universidade de Illinois Urbana-Champaign (2000-01). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) . Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em modelos de equilíbrio geral computável, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, economia do meio ambiente, mudanças climáticas, e políticas comerciais e tributárias. É Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da FACE-UFMG, e do Cedeplar-UFMG. Leciona disciplinas de Microeconomia, Métodos em Economia Regional e Equilíbrio Geral Aplicado. É parecerista da Revista de Econonia e Sociologia Rural, Pesquisa e Planejamento Econômico, Estudos Econômicos, Papers in Regional Scince.

http://lattes.cnpq.br/2059703319050475

http://lattes.cnpq.br/2059703319050475

epdomin@cedeplar.ufmg.br

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Econômicas, CEDEPLAR

Eduardo Simões de Almeida

Possui graduação, mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante da Universidade de Illinois. Foi professor visitante no Departamento de Economia na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ/USP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. O tema unificador de seu trabalho concentra-se na investigação do papel do espaço no crescimento econômico e na avaliação de políticas públicas, com especial atenção para o desenvolvimento de estudos em econometria espacial.

http://lattes.cnpq.br/0868977096675534

http://lattes.cnpq.br/0868977096675534

edualmei@gmail.com

Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Economia e Administração

Fernando Salgueiro Perobelli

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, insumo-produto, modelos de equilíbrio geral computável e análise setoriais (energia, transporte, saúde e serviços). Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Economia (Mestrado/Doutorado) da UFJF entre 2006-2011; Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. entre 2001 e2012 e Pró-reitor de Pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora entre 2011 e 2012.

http://lattes.cnpq.br/0592576058333460

http://lattes.cnpq.br/0592576058333460

fernando.perobelli@ufjf.edu.br

Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Economia

Gervasio Ferreira dos Santos

Possui Graduação em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (1998), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) (2010) com Estágio (Doutorado-Sanduíche) na University of Illinois. Atuou como Assessor Econômico na Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN) e foi Consultor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente é professor e pesquisador do Departamento de Economia da UFBA. Desenvolve pesquisas nas áreas de Economia da Energia, Economia Espacial e Microdesenvolvimento, com ênfase na importância do espaço para análise de política e planejamento econômico e social, a partir da aplicação de Modelos Interregionais de Equilíbrio Geral Computável e Microeconometria Aplicada.

http://lattes.cnpq.br/6090603493401276

http://lattes.cnpq.br/6090603493401276

gervasios@ufba.br

Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Ciência Econômicas

Jacques Marcovitch

Professor da Universidade de São Paulo (USP) dedica-se ao estudo do pioneirismo empresarial, estratégia e inovação com foco no crescimento econômico, na distribuição de renda e na sustentabilidade ambiental. Desde 2002, tem pesquisado as políticas de implantação da Convenção do Clima com ênfase na redução dos gases de efeito estufa na atmosfera. Master of Management pela Vanderbilt University (EUA), Doutor em Administração pela FEA/USP, e pós-doutorado pelo International Management Institute (Suíça). Foi Reitor da USP de 1997 a 2001, Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP de 1994 a 1997, Diretor do Instituto de Estudos Avançados e da FEA/USP, Presidente das Empresas de Energia do Estado de São Paulo (CESP, CPFL, Eletropaulo e Comgás) e Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. Atualmente, além das atividades acadêmicas, é membro do Conselho Superior do Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID), em Genebra. Recebeu vários reconhecimentos, entre eles: l´Ordre Nationale de la Legion D´Honneur (França), Prêmio Jabuti, Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, e Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

http://lattes.cnpq.br/1486359449796320

http://lattes.cnpq.br/1486359449796320

jmarcovi@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Joaquim José Martins Guilhoto

Joaquim José Martins Guilhoto é professor titular da Universidade de São Paulo (USP), em 2010 foi Professor Visitante no MIT junto ao Joint Program on the Science and Policy of Global Change e ao Department of Urban Studies and Planning , foi Chefe do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) no período de 2005 a 2009. Ele recebeu o título de Bacharel em economia pela Universidade de São Paulo em 1981, recebeu também os títulos de M.Sc. (1984) e Ph.D. (1986), ambos em economia, pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA). É Pesquisador do CNPq, e também ocupa a posição de Adjunct Associate Professor no Regional Economics Applications Laboratory (REAL) da University of Illinois, EUA. Anteriormente ele foi Professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo. Participou de programa de pesquisa em estágio pós-doutoral no REAL, no período de agosto de 1993 a dezembro de 1994. Há mais de 20 anos trabalha como pesquisador e professor, sendo especialista em análises estruturais de economias nacionais e regionais, além de trabalhar com modelagem econômica de impacto e previsão. O instrumental principal de análise refere-se a modelos de insumo-produto e modelos aplicados de equilíbrio geral. Possui mais de 250 trabalhos publicados nacional e internacionalmente na área, incluindo livros, artigos, e capítulos de livros. Trabalhou e vem trabalhando em projetos ligados a empresas do setor público e privado, assim como organizações nacionais e internacionais. Ele é menbro, entre outras, da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER), Regional Science Association International (RSAI), International Input Output Association (IIOA), e a Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER). As dissertações de Mestrado e teses de Doutorado defendidas e orientadas pelo Prof. Guilhoto na sua área de pesquisa somam mais de 25.

http://lattes.cnpq.br/1616204547689304

http://lattes.cnpq.br/1616204547689304

guilhoto@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

José Gustavo Féres

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Economia Matemática e Econometria - Université de Toulouse I Sciences Sociales (2000) e doutorado em Economia - Université de Toulouse I Sciences Sociales (2007). Atualmente é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Tem experiência na área de Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: regulacao ambiental, mudanças climáticas e gestão de recursos hídricos.

http://lattes.cnpq.br/0860160432390224

http://lattes.cnpq.br/0860160432390224

jose.feres@ipea.gov.br

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, DIMAC

Paula Carvalho Pereda

Economista com mestrado em Teoria Econômica (2008) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2012). Professora Doutora do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo. Áreas pesquisa: microeconomia aplicada, econometria, economia da saúde e economia do clima.

http://lattes.cnpq.br/8764882695376328

http://https://www.sites.google.com/site/paulapereda/home

pereda@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Ricardo Abramovay

Professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP, pesquisador do CNPq e coordenador do Projeto Temático FAPESP sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil. Autor de MUITO ALÉM DA ECONOMIA VERDE, Ed. Planeta Sustentável, São Paulo, 2012.

http://lattes.cnpq.br/8705030445220842

http://lattes.cnpq.br/8705030445220842

abramov@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Weslem Rodrigues Faria

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (IPE/USP). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de equilíbrio geral, insumo-produto, modelo inter-regional, coeficientes de requerimento, comércio internacional e economia brasileira.

http://lattes.cnpq.br/4105225659516241

http://lattes.cnpq.br/4105225659516241

weslem_faria@yahoo.com.br

Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Economia

.............


Alunos


Ademir Antônio Moreira Rocha

Doutorando em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é pesquisador do Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP (NEREUS) e do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES-UFJF). Atua também no grupo de pesquisa Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE - INterdisciplinary CLimate INvestigation cEnter), da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Economia com as seguintes temáticas: Economia Regional e Urbana, Economia dos Transportes, Economia das Mudanças Climáticas, Localização Espacial, Análise Insumo-Produto, Econometria Espacial, Redes, Modelagem Baseada em Agentes (ABM) e Neural Network.

http://lattes.cnpq.br/7546762655576151

http://lattes.cnpq.br/7546762655576151

ademir-a.rocha@hotmail.com

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Karina Simone Sass

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2013) e Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela mesma universidade (2017). Atualmente é doutoranda em Economia do Desenvolvimento na Universidade de São Paulo (FEA/USP) e é integrante do Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo (NEREUS). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana e Métodos Quantitativos, atuando nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Econometria Espacial e Equilíbrio Geral Computável.

http://lattes.cnpq.br/4717559072743717

http://lattes.cnpq.br/4717559072743717

karinasass@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Michael Tulio Ramos de França

É doutorando em Teoria Econômica no Instituto de Pesquisas Econômicas da USP. Possui graduação em Ciências Econômicas pela UNESP (2010) e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2015). Possui experiência em Microeconomia do Desenvolvimento e Econometria Aplicada.

http://lattes.cnpq.br/2494932129395394

http://lattes.cnpq.br/2494932129395394

michaeltulioramos@usp.br

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade